Assembleia Legislativa concede o título de Cidadão Catarinense a Caspar Stemmer

30/06/2014 16:53

O ex-reitor da UFSC de 1976 a 1980 e ex-diretor do CTC de 1965 e 1974, o professor Caspar Erich Stemmer, recebeu o título de Cidadão Catarinense da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento realizado na última quarta homenageou o professor que faleceu em 2012, aos 82 anos. Além de amigos e familiares a homenagem contou com a presença de dirigentes, professores e quatro ex-reitores da Universidade.

250614_Titulo de Cidadao Catarinense ao Professor Erich Stemmer_Foto Carlos Kilian_Agencia AL 3

Da esquerda para a direita: O Deputado Joares Ponticelli (PP), Marcelo Stemmer, Helena Stemmer e Miriam Stemmer

No evento foi lembrada a importância de Stemmer e suas importantes contribuições para a UFSC e para Santa Catarina. O autor do projeto de lei que concedeu o título e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), lembrou que o ex-reitor foi um dos principais responsáveis pela implantação do polo tecnológico em Florianópolis, hoje referência nacional no ensino e pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A vice-reitora da UFSC, Lúcia Pacheco, destacou a importância do professor para a Universidade afirmando que “Ele ajudou a construir a área administrativa e também os prédios, o Hospital Universitário, o Centro Tecnológico, em especial o curso de Engenharia Mecânica”. O título de Cidadão Catarinense foi entregue por Ponticelli a esposa do professor, Helena Stemmer e a seus filhos, Marcelo e Miriam Stemmer

Durante a cerimônia os dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina lançaram a quarta edição do prêmio Stemmer de Inovação Catarinense. A premiação foi criada em 2008 em homenagem ao professor Caspar Stemmer através da Lei Catarinense da Inovação, que dá incentivos à pesquisa científica e tecnológica e à inovação em Santa Catarina. Este ano o prêmio será concedido a nove pessoas em divididos em três categorias. As inscrições começam em dez de julho.

stemmer foto

Professor Caspar Erich Stemmer – Ex-reitor da UFSC e direto da Escola de Engenharia Industrial (futuro CTC).