LabMat abre vagas para bolsistas PIBIC e PIBIT

21/07/2014 17:28

Alunos da UFSC têm até esta sexta para se candidatar a duas vagas para bolsas de iniciação científica no Laboratório de Materiais (LabMat) do Departamento de Engenharia Mecânica. O processo seletivo para as bolsas, que tem carga horária semanal de 20 horas, contará também com uma entrevista presencial a ser realizada nos dias 31 de julho e primeiro de agosto. O início das atividades dos aprovados como bolsistas estão previstas para começar em seis de agosto.

As bolsas oferecidas fazem parte do programas de iniciação científica PIBIC e PIBIT. Há uma vaga disponível para o projeto PIBIC e o candidato selecionado trabalhará principalmente na pesquisa de materiais contendo lubrificantes sólidos, sendo estes produzidos via metalurgia do pó, dentro de uma linha de pesquisa do LabMat. Dentre as atividades desenvolvidas estão à seleção de pós, mistura, compactação, sinterização e caracterização de amostras. A análise dessas amostras inclui a metalografia, microdureza, espectroscopia Raman, difração de raios-X e microscopia ótica e eletrônica de varredura. Também é esperado do bolsista a elaboração de relatórios técnicos e artigos, pesquisa bibliográfica e de patentes, dentre outros.

Já a bolsa PIBIT também oferta uma vaga. O bolsista trabalhará centrado principalmente na pesquisa de desenvolvimento de revestimentos cerâmicos derivados de polímero sobre aços sinterizados. Além disso, entre as atividades desenvolvidas estão o processamento dos substratos metálicos (mistura, compactação, sinterização e caracterização de amostras, que inclui microscopia ótica e eletrônica de varredura, metalografia e microdureza) e o desenvolvimento dos revestimentos (seleção de matérias primas, misturas, aplicação do revestimento, pirólise no reator de plasma e caracterização dos revestimentos por microscopia ótica e eletrônica de varredura, microdureza, difração de raios-X, entre outras técnicas). O bolsista selecionado deverá também fazer a redação de relatórios técnicos e artigos, pesquisas bibliográficas e de patentes, dentre outros.

Os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição e anexá-lo junto com:

• Um currículo com foto (de até duas páginas).
  • A grade de horários deste e uma previsão do próximo semestre/trimestre
  • Um cronograma de planejamento pessoal, até a conclusão do curso, contendo informações acerca do planejamento universitário, possíveis estágios, intercâmbio e etc.
  • Histórico Escolar

Os documentos devem ser enviados junto com o formulário preenchido para os e-mails ou ou entregues pessoalmente para Nilda Martins (LabMat, sala Pós-graduação 1) ou para Rafaela Pereira (LabMat, sala projetos). Mais informações podem ser obtidas no LabMat ou através do documento com os dados do Processos Seletivo.