Lançada a primeira versão do PGRS/ CTC

21/07/2014 17:32

Lidar com a produção diária de resíduos sólidos no Centro Tecnológico é um problema recorrente. Adequar a teoria à realidade e propor soluções e ações de acordo com a legislação constituem a proposta do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS). Este trabalho idealizado por servidores do CTC é o primeiro a ser colocado em prática na UFSC.

A iniciativa busca adequar o manejo, a separação e o descarte ou reciclagem dos resíduos produzidos no campus de acordo com a lei n° 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os responsáveis pelo estudo buscaram repensar o processo de geração e destinação de resíduos sólidos e com isso colaborar com a administração do CTC para a criação de condições adequadas para lidar com o problema.

Partiu-se da premissa de se conhecer a realidade sobre o material descartado em cada setor que integra o CTC. Para isto foi contratada a Empresa Junior de Engenharia Sanitária e Ambiental – EJESAN, que realizou o diagnóstico da situação sobre os resíduos em todas as unidades do Centro. Com base nestas informações foi possível estabelecer a base para a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Centro Tecnológico, afirma o coordenador do projeto Dante Luiz Juliatto. Dr. Eng.

Para a correta implantação do PGRS mudanças serão necessárias, desde a orientação dos funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza do CTC, a orientação dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes até a elaboração de campanhas educacionais para os alunos e o restante da comunidadeque utiliza as instalações do Centro Tecnológico.

Atualmente os funcionários da Prefeitura Universitária, não fazem a distinção de lixo e resíduos na hora de recolhê-los. Para o coordenador de Apoio Administrativo e Financeiro, Eugênio Luiz Gonçalves, “Atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, requer quebrar alguns paradigmas, mudar a cultura do tratamento do lixo no âmbito do CTC, e principalmente na UFSC, afinal não somos uma ilha, precisamos do apoio e participação de outros da UFSC, principalmente da Prefeitura Universitária”. No Centro Tecnológico os funcionários da limpeza deverão adotar uma nova sistemática de trabalho, ajustando seu trabalho à nova cultura da reciclagem, ajudando aprimorar o sistema a ser implantado.

Devido ao pioneirismo do trabalho o grupo de pesquisa precisou ir a fundo para buscar a base teórica para o plano. Para tanto, foram analisados os processos de descartes de resíduos desenvolvidos por diversas instituições e empresas. Com base na forma de como essas empresas lidam com os resíduos produzidos a equipe responsável buscou adaptar esses processos a realidade da universidade.

Com base nos estudos realizados foi elaborado um manual, que se encontra disponível para download na página do CTC, com o intuito de orientar as pessoas sobre como manejar e dispor, assim como apresenta os cuidados a se tomar com os diversos tipos de resíduos. O manual contém orientações sobre cada material e seus riscos a saúde, além de explicar como manejá-los com segurança e aonde ou para quem entregá-los na hora de se desfazer dos mesmos. Seu intuito é de conscientizar e informar alunos, funcionários e a comunidade sobre as formas corretas de lidar com estes resíduos.

Segundo Dante Juliatto, a característica do PGRS é que ele nunca esteja de fato acabado, mas que seja constantemente atualizado. A atual proposta é que o PGRS passe por atualizações periódicas na medida em que surjam novos requisitos e as ações de melhoria aconteçam. O intuito é que se utilizando os conceitos de repensar, reciclar e reduzir, as novas ideias e soluções para os problemas que surgirem possam ser aplicados na prática da realidade do CTC e posteriormente em todo o campus.

Com base nos documentos citados foi possível construir um resumo dos procedimentos,  em forma de cartilha,  para facilitar e agilizar o descarte de resíduos no âmbito desta Unidade de Ensino. Em resumo o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos é composto de:

a)      Diagnóstico dos resíduos sólidos no âmbito do Centro Tecnológico;

b)      Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Centro Tecnológico;