UFSC assinará parceria com a BG E&P Brasil em projeto de R$ 40 milhões

22/08/2014 11:32

A empresa BG E&P Brasil (BG), escolheu a UFSC como parceira para projetos no desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de águas resultantes da exploração de petróleo. O projeto coordenado pelo professor Hugo Soares do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (EQA) receberá investimentos de 19 milhões de reais só para a pesquisa e aprimoramento da infraestrutura do projeto. Ao todo a parceria com a BG terá um investimento de 40 milhões de reais.

Os benefícios do projeto se darão de várias formas. Haverá uma parceria com a Universidade RICE do Texas, nos Estados Unidos, para a formação de 34 doutorandos na modalidade sanduíche de cinco programas de Pós-Graduação da UFSC. Além disso, a BG ressarcirá a Universidade o equivalente a 1% do valor total do projeto resultante da parceria. A proposta foi apresentada à empresa pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) em maio deste ano e é esperado que seja vantajosa para ambas as instituições.

A UFSC também está em fase final de negociação para outros dois projetos com a BG. A parceria envolve investimentos de 12 milhões com os Departamentos de Engenharia Mecânica (EMC) e Engenharia de Automação e Sistemas (DAS). É esperado que ao longo dos próximos quatro anos a empresa invista 52 milhões de reais na Universidade.