Embrapii divulga resultado de seu primeiro processo de seleção

27/08/2014 15:36

Membros da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) divulgaram no último dia 19 o resultado preliminar de sua primeira chamada pública, aonde foram selecionadas dez propostas de credenciamento de instituições de pesquisa tecnológica. Os projetos de pesquisa serão desenvolvidos por 13 centros de pesquisa em sete estados diferentes das regiões sul, sudeste e nordeste. O valor total deste investimento será de R$ 1,78 bilhões financiados pela Embrapii e por empresas e instituições privadas.

O resultado final deve ser anunciado até esta sexta. O Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Universidade Federal de Santa Catarina foi uma dos selecionados. Além deste núcleo de pesquisa do Centro Tecnológico (CTC) foram selecionadas também da região sul a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), o Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lamef/UFGRS) e o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (ISI). Das demais regiões foram selecionadas quatro instituições em São Paulo (CNPEM, CPqD, IPT e ITA), duas do Rio de Janeiro (Coppe e INT), uma na Bahia e (Cimatec) e uma na Paraíba (Ceei). A listagem pode ser conferida na página da Embrapii. Inicialmente, centros de pesquisa de 27 instituições manifestaram interesse em se credenciar. Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ex-reitor da UFSC, Alvaro Prata, “87 candidatas encaminharam uma primeira manifestação de interesse, o que culminou na escolha dessas 10 instituições de pesquisa de altíssimo nível”.

O para o credenciamento foi preciso atender a diversos critérios. Cada instituição passou por uma avaliação que comprovasse a experiência no desenvolvimento de projetos de inovação e na realização de serviços, por meio de acordos com empresas entre 2011 e 2013. Além disso, os membros dos centros de pesquisa precisaram apresentar um plano de ação já que o contrato estabelece que os mesmos devem contratar e realizar projetos de inovação por um período de seis anos.

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo o Ministério da Educação (MEC) como instituição de apoio. Seu intuito é apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em suas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento, pesquisa e inovação (PD&I), em cooperação com empresas do setor industrial.

Fonte: MCTI

Texto original por Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI disponível no link: http://www.mcti.gov.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/embrapii-divulga-resultado-de-seu-primeiro-processo-de-selecao