Dissertação de mestrado da Engenharia Mecânica vence Prêmio Gerdau Mlehores da terra

08/09/2014 10:50

Premio-GerdauA dissertação de mestrado do aluno do curso de Engenharia Mecânica, Juliano Mazute, ganhou a categoria “Pesquisa e Desenvolvimento” na divisão “Pesquisador” do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. O trabalho intitulado “Metodologia para o desenvolvimento de um dosador de manivas plantadora de mandioca” é voltado a auxiliar produtores de pequenas propriedades agrícolas. A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul.

O trabalho apresentado por Juliano Mazute foi um dos vencedores dentre 707 dissertações científicas inscritas. A pesquisa do aluno da UFSC visa apresentar soluções que possibilitem racionalizar a mão de obra e a melhoria na qualidade do plantio em pequenas áreas rurais. Este trabalho de mestrado foi orientado pelo professor Acires Dias, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e coorientado por Alberto Kazushi Nagaoka, do Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. Também apareceram como coautores do trabalho o professor CCA, Fernando Cesar Bauer e o bolsista do CNPq REPENSA, Henrique Guimarães Belani.

O prêmio Gerdau Melhores da Terra é a maior premiação da Amércia do Sul do setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Ao todo foram reconhecidas 11 áreas de destaque do ramo do agronegócio em 2014. As premiações são concedidas de acordo com sua qualidade  e inovação do conteúdo apresentado. Além da categoria vencida por Juliano Mazute há mais duas chamadas de “Destaque” e “Expointer”, ambas divididas em “Agricultura Familiar” e “Agricultura de Escala”.