Guia do Estudante 2015 dá altos conceitos aos cursos do CTC

08/09/2014 05:57

Guia do EstudanteO Guia do Estudante 2015 (GE) da Editora Abril deu nota máxima a oito cursos de graduação do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. A avaliação buscou mostrar aos vestibulandos quais são as instituições de maior renome e qualidade de ensino do país. Os cursos do Centro Tecnológico sozinhos foram responsáveis por um terço das notas máximas atribuídas pelo Guia do Estudante à UFSC.

Com exceção de Engenharia Eletrônica, que não participou da avaliação, todos os cursos do CTC obtiveram alto desempenho. A nota máxima foi atribuída aos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Todos os outros cursos do Centro obtiveram nota 4 em um conceito que vai de 1 a 5. São estes Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos e Sistemas de Informação. Só as notas obtidas pelos cursos do CTC equivalem juntas a um quarto do total dos 45 cursos da UFSC de todo o Estado que obtiveram nota acima de três no conceito do GE. Sobre os desafios enfrentados para manter a qualidade do ensino o Diretor do Centro Tecnológico, Sebastião Soares, já havia declarado que “Atingir a excelência é muito difícil, mas percebemos que é ainda mais difícil manter esse nível de excelência”.

Para participar da avaliação o curso deve atender a quatro critérios. Primeiro, ter a titulação bacharelado ou bacharelado e licenciatura. Segundo, possuir uma turma formada há pelo menos um ano. Terceiro, ter uma ou mais turmas em andamento. E por último, participar do próximo processo seletivo. A avaliação é feita por consultores com base em um questionário respondido pelo coordenador de cada curso e no conhecimento e experiência do avaliador naquela área de conhecimento.