Ex-reitor, Álvaro Prata assume a segunda posição mais importante do MCTI

16/09/2014 10:35

Álvaro PrataO professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico, Álvaro Prata, foi nomeado Secretáro-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A nomeação foi anunciada no Diário Oficial da União no dia 26 de agosto. O cargo é o segundo de maior importância no MCTI.

Um dos principais fatores da nomeação foi a carreira de Álvaro Prata. Além de formado em Engenharia Elétrica pela universidade de Brasília, Prata adquiriu a graduação e o mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 1985 fez o doutorado na University of Minesota System, nos Estados Unidos. Em seus 36 anos na UFSC já publicou cerca de 230 artigos científicos além de orientar 41 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado.

Já foi pró-reitor de pesquisa e pós graduação da UFSC além de ocupar a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das instituições de Ensino Superior entre 2000 e 2004. De 2008 à 2012 foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Antes de assumir o cargo atual, Prata foi por dois anos Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. Em 2010 recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Grã-Cruz, por suas importantes contribuições para a ciência.