Alunos da UFSC vencem etapa regional da Maratona de Programação 2014

17/09/2014 16:47

A equipe formada por membros da UFSC venceu a fase regional da Maratona de Programação 2014, conquistando uma vaga para a etapa nacional que irá se realizar Fortaleza, Ceará, em novembro. A Gargamel’s Team ganhou a competição contra 27 equipes em uma Gargamel s Cup-page-002disputa realizada no último dia 13, em Curitiba. Este ano a Maratona contou com 643 equipes inscritas de 199 instituições diferentes de todo o país.

A competição seguiu acirrada até o final. As equipes da UFSC e da UFPR disputaram pelo primeiro lugar até o último minuto de prova. Ao vencer, a Gargamel’s Team superou equipes como a da UTFPR, medalha de bronze em 2012, e da UFPR, medalha de prata em 2011. Tendo como treinador o professor Daniel Santana, a equipe é formada pelos alunos de Ciências da computação, Gabriel Arthut Gerber Andrade, Tiago Royer e Gabriel Garcia Gava (reserva) e pelo aluno de Matemática, Vinícius Abouhatem. Em oito de novembro as 60 melhores equipes do país – incluindo a da UFSC – irão disputar a final nacional, no nordeste.

O evento acontece no país desde 1996 e é parte classificatória do concurso de programação da Association for Computing Machinery (ACM) e tem parceria com a fundação Carlos Chagas. Os vencedores da etapa nacional irão representar o Brasil em uma competição mundial em 2015, que será realziada no Marrocos. Em 2013, cerca de 30 mil estudantes, de 2300 instituições de 90 países, disputaram a Maratona de Programação. Só 0,3% destes competidores participaram da final do ano passado, realizada em Ecaterimburgo, na Rússia. Para vencer, uma equipe precisa solucionar da forma correta o maior número de problemas de programação possíveis em cinco horas.

Mais informações podem ser obtidas através do site oficial do evento ou através da página do facebook.