Instituto de Engenharia Biomédica comemora 40 anos

24/09/2014 16:04

Na última sexta-feira foi realizada uma solenidade para comemorar os 40 anos do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB), responsável por desenvolver projetos, linhas de pesquisa e estudos na gestão de tecnologia médico-hospitalar (GTMH). FIG_02O evento foi realizado como forma de homenagear os diversos profissionais das áreas da Engenharia e Medicina que, ao longo de quatro décadas, foram responsáveis por levar o IEB ao nível de excelência. Desde sua fundação, já foram formados 164 e 39 doutores, além de possuir parcerias com Universidades tanto nacionais quanto internacionais.

Durante o evento que ocorreu na tarde de sexta-feira foram relembradas as quatro décadas de trajetória do instituto. Foi fundado em 1974 com o nome de Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (GPEB). Seu objetivo era possibilitar aos alunos e professores um aprofundamento na área. Foi criIEB UFSCado professores do Departamento de Engenharia Elétrica (EEL), Carlos Inácio Zanchin e Walter Celso Lima, juntamente com professor do Departamento de Clínica Cirúrgica, Danilo Freire Duarte.

Na década de 80 foram iniciadas as atividades do laboratório de Engenharia Clínica e estabeleceu-se as instalações de Engenharia Biomédica no Hospital Universitário (HU) da UFSC. Na década de 90 o HU recebeu uma unidade própria de Engenharia Clínica. A partir dos anos 2000 diversas mudanças foram efetuadas. O GPEB mudou para o atual nome, além de inaugurar a nova sede do IEB-UFSC. Implantou-se a Incubadora Empresarial de Base Tecnológica em Engenharia Biomédica, que possibilita que empresas tenham auxílio de estrutura física, corpo docente e técnico, além de referências bibliográficas para desenvolver pesquisas na área da Engenharia Biomédica. Foi designado Centro Colaborador em Gestão de Tecnologia Médico-Hospitalar pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde além de se tornar membro institucional do American College of Clinical Engineering, Atualmente o instituto possui parcerias com oito universidades nacionais e internacionais além de desenvolver pesquisas junto com os governos Estadual e Municipal.