CTC lança cartilha para orientar comunidade sobre os descartes de resíduos sólidos produzidos no Centro

30/10/2014 17:14

Foi divulgada a cartilha Descarte de Resíduos Sólidos do Centro Tecnológico. O manual de 16 páginas visa informar os funcionários responsáveis pela limpeza servidores e alunos do CTC sobre a forma correta de destinar os diversos tipos de lixos e resíduos produzidos no campus. Este é o primeiro trabalho do gênero desenvolvido no campus da UFSC.Descarte de Resíduos Sólidos

A Cartilha é dividida em diversos tópicos para orientar melhor os leitores. Os resíduos são divididos em “resíduos comuns” e “resíduos específicos”. O primeiro corresponde ao lixo comum produzido diariamente no CTC e que são despejados nas diversas lixeiras dos corredores, banheiros, salas de aula, etc. Já o segundo tipo é relativo aos materiais que demandam um descarte em local específico seja devido a sua estrutura ou grau de perigo para a população e o meio ambiente. Nesta categoria entram resíduos como lâmpadas, pilhas, óleos, lixo de construções e materiais recicláveis. Além de curiosidades sobre o tema, também é ensinado a conhecer e distinguir que tipos de resíduos entre papel, metal, plástico e vidro podem ou não ser reciclados.

A Cartilha de resíduos sólidos do CTC é a continuação do Plano de Gestão de Resíduos sólidos do Centro Tecnológico (PGRS). O projeto teve iniciativa quando o Coordenador de Apoio Administrativo, Eugênio Luiz Gonçalves, preocupado com a situação, fez uma parceria entre a Direção do CTC e a Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (EJESAM) para elaboração de um levantamento sobre a quantidade de lixo produzido no Centro. A partir deste estudo foi elaborado o PGRS com apoio da Direção do CTC e sob a orientação de Dante Luiz Juliatto. Com isto, o CTC busca se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 pela n° 12.305, sendo, até o momento, o único Centro da UFSC a tomar ações práticas para se adequar a esta legislação. O intuito deste plano é ser um sistema cíclico que receba com frequência novas versões com conteúdo atualizado. Esperasse que este seja um primeiro passo para sanar a ausência histórica de uma política de descarte e manejo destes materiais na UFSC. Dessa forma, a cartilha surge com o intuito de trazer informações vitais do PGRS de forma clara e resumida para que estas possam ser consultadas pela comunidade do CTC no dia-a-dia.

A cartilha está sendo distribuída aos Departamentos, à organização do CETEC, aos laboratórios, as empresas juniores, aos PETs, aos servidores e aos funcionários responsáveis pela limpeza. É possível também consultar a cartilha online assim como a versão completa do PGRS. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail ou através do telefone (48) 3721-9837.