Professores da UFSC lançam livro sobre a criação de aplicativos para Android

21/11/2014 11:52

Os professores Alberto Gómez, do Departamento de Engenharia Civil, e Antônio Carlos de Souza, do Departamento de Expressão Gráfica, lançaram o livro “Criando Aplicativos Android no MIT App Inventor”. Na obra são abordados todo o ciclo de vidaCapas Livro app inventor de um aplicativo desde a sua concepção, desenvolvimento, depuração, instalação do dispositivo móvel até uma eventual publicação para venda na loja do Google. O sistema operacional para telefones celulares, tablets, relógios e TVs, o AndroidOS, possui cerca de um bilhão de usuários em todo planeta.

O livro mostra como criar aplicativos utilizando o App Inventor, uma plataforma de código aberto Desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). A partir deste programa podem ser desenvolvidos diversos aplicativos diferentes nesta plataforma. A obra dá um enfoque especial aos recursos mais utilizados na programação de dispositivos móveis. Dentre estes estão recursos gráficos, de telefonia, mensagens e texto, GPS, códigos de barras, orientação, mapas e bancos de dados, dentre outros. A proposta do livro é trazer aos leitores a capacidade de desenvolver seus próprios programas a partir da perspectiva de uma plataforma simples, prática e intuitiva tal qual a proposta original do programa desenvolvido pelo MIT.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias de todo o país e em sites online. A sinopse com as informações contidas no livro podem ser lidas através deste link.