Programa complementa bolsas do CNPq para pesquisadores do setor de petróleo

02/07/2015 08:51

Para fomentar a pesquisa e a inovação em domínios tecnológicos relevantes ao setor de petróleo e gás no Brasil, o programa UFSC/Statoil/Ciência sem Fronteiras (CsF) lançou edital que oferece complementação de bolsas. A Statoil (empresa petrolífera norueguesa) irá integralizar o valor de bolsas de estudo já outorgadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito do CsF para pesquisadores do setor.

edital está aberto, com vigência até 30 de junho de 2016.

As áreas tecnológicas prioritárias são:

– Engenharia Submarina;

– Gerenciamento de CO2;

– Estudos Carbonáticos;

– Recuperação Avançada de Reservatórios.

As complementações de bolsa são para doutorandos da UFSC que desejam realizar estágio sanduíche ou doutorado cotutela, e para professores que desejam realizar pós-doutorado na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU) e na Universidade do Texas, em Austin (EUA). A complementação também está disponível nas modalidades Jovem Talento e Professor Visitante.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa.