NEamb faz oficina com parceria da UNIVALI

28/07/2015 09:19

No dia 22 de junho ocorreu uma oficina participativa com 53 acadêmicos de graduação do CTTMar/UNIVALI ministrada por alunos do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como resultado das ações de parceria e integração entre os cursos e projetos de extensão. 

As Universidades de acordo com o artigo 207 da constituição de 1988 “aproveitam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. É a partir deste contexto que os membros do NEAmb iniciaram sua participação na Semana Acadêmica do CTTMar (SAC), que aconteceu entre os dias 22 a 26 de junho de 2015.

O Núcleo, inicialmente, compartilhou com os alunos a trajetória do NEAmb desde a sua criação, apresentando alguns dos projetos que já foram realizados e os que estão em andamento, os quais são: Projeto Com-Vida-Ativo, Projeto CA Lixo Zero, Projeto Plantando Saúde, Projeto PróSUS e Projeto Fortalecimento da Extensão Universitária.

A partir de uma dinâmica participativa entre os integrantes do Núcleo de Educação Ambiental, estagiários do Laboratório de Educação Ambiental (LEA), Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos (LGVR) e os alunos da UNIVALI, juntamente com o Professor de Educação Ambiental, José Matarezi, e a Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Janete Feijó, foi proposta uma atividade onde cada participante deveria compartilhar um ou mais sonhos com o grupo, sendo que foram formados sete grupos, cada um com um tema agregador, escolhido a partir dos sonhos expostos e de acordo com o consenso de todos os integrantes.

Os temas propostos foram: Práticas integradas de educação, saúde e bem estar; Difusão do conhecimento na comunidade; A criança como principal agente transformador na relação homem-natureza; Sociedade organizada multiplicadora; Atuar com a comunidade de forma voluntária; Multiplicação socioambiental e Responsabilidade e agir. Ao final, os grupos compartilharam seus projetos com todos os participantes, este projeto deveria conter um nome, resultados esperados e um público-alvo.

 

Membros do NEAmb e alunos na UNIVALI na apresentação da oficina

Membros do NEAmb e alunos na UNIVALI na apresentação da oficina