‘Universidade em Rede’ do Brics seleciona a UFSC

08/03/2016 15:27

brics-1O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgam o resultado preliminar, que seleciona programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras para a Universidade em Rede do BRICS, o grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Foram selecionados 12 propostas nas áreas de Ciência da Computação e Segurança da Informação; Ecologia e Mudanças Climáticas; Economia; Estudos do BRICS; e Recursos Hídricos; Tratamento da Poluição e Energia, . Todas as iniciativas escolhidas são de programas de excelência, vinculadas a instituição de ensino superior com programas recomendados pela Capes com nota 6 ou 7, relacionados às áreas temáticas do edital.

A Universidade em Rede do Brics vai permitir o desenvolvimento de infinitos programas de ensino e pesquisa, a formação conjunta de mestres e doutores, além de ter a possibilidade de intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores. Na prática funciona como. um intercambio voltado para a pós-graduação para aumentar a ponte de conhecimento no ensino superior. Para quem integrar essa iniciativa, o título de mestrado ou doutorado será automaticamente válido nos países participantes.

Conforme o cronograma do edital,  o resultado final das escolhidas (passado o prazo para recurso) será divulgado no próximo dia 22 de março e a intenção é começar as atividades já em abril.

Confira a lista das universidades e respectivas áreas de conhecimento

Outros detalhes do edital podem ser conferidos em: