Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica faz nota pública sobre faixa no departamento

11/05/2016 11:42

Devido aos recentes acontecimentos ocorridos no Departamento de Engenharia Mecânica, o Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica escreveu uma nota pública a respeito

“Florianópolis, 10 de maio de 2016

O centro Acadêmico de Engenharia Mecânica –  CAME, vem a público externalizar a toda a Comunidade Universitária, em especial àqueles que têm vínculo com Departamento de Engenharia Mecânica, o seu entendimento sobre sobre a colocação de faixa na data de ontem, dia 10 de maio de 2016, em frente  ao bloco de nosso departamento, com os dizeres “Tchau queridas”.

Consideramos a colocação de tal faixa um gesto extremamente infeliz e irresponsável por parte de seus autores, pelas razões abaixo citadas:

Embora reconheçamos a importância de manifestações políticas para o ambiente universitário, entendemos que tais manifestações devem ocorrer nos devidos espaços, de tal modo que não prejudiquem as atividades da universidade. É com essa finalidade que o Centro Tecnológico – CTC possui regimento próprio para a colocação de faixas e afins, regimento este que é cumprido  à risca pelos Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes, Empresas Juniores, Atléticas, Grupos de Estudo e outros frupos de atividades de nosso centro, e que não foi cumprido pelos autores da faixa.

No atual momento histórico em que passa a nossa sociedade, consideramos uma irresponsabilidade a colocação de tal faixa pelo desconforto extremo que pode causar a parcelas da comunidade universitária, não descartando reações violentas por parte de alguns setores.Além disso, o local em que a faixa foi posicionada pode levar a interpretação equivocada de que ela representa o posicionamento unânime de nosso departamento; e, nesse sentido,  não reconhecemos nas pessoas que colocaram a faixa autoridade moral, política ou intelectual que os autorizem a colocá-la.

Além disso, não podemos ignorar que essa exposição desnecessária de nosso Departamento pode vir a prejudicar a prospecção de futuros parceiros e patrocinadores para as nossas atividades.

dadas tais considerações, informamos à Comunidade Acadêmica que tomaremos as seguintes medidas:

I. Solicitamos ao Chefe do Departamento, Prof. Dr. Edson Bazzo, que tome as medidas cabíveis, bem como posicione publicamente a visão do Departamento acerca do tema;

II. Solicitamos ao Diretor do CTC, Prof. Dr. Edson Roberto de Pieri, que encaminhe para o Departamento de Engenharia Mecânica pedido formal de retirada da referida faixa;

III. Sabendo da relação de professores de nosso departamento com a colocação de tal faixa, solicitamos que este(s) venha(m) a público desculpar-se pelo constrangimento causado;

IV. Ainda que não temnhamos nada a ver com a colocação da faixa, o CAME se desculpa com a Comunidade Acadêmica pela péssima exposição de nosso Departamento causada por ela

Reiteremos que nosso posicionamento não se deve a preferências político-ideológicas, e que seguiremos zelando por uma gestão ampla, plural e democrática

Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica – CAME”

A Direção do Centro Tecnológico da UFSC e a Chefia do Departamento de Engenharia Mecânica vêm a publico manifestar que não incentivam e não endossam manifestações que não coadunam com o ambiente acadêmico do conhecimento, da reflexão e do respeito mútuo.