POLO consegue o recredenciamento do INCT

24/05/2016 10:06

O Polo, sede atual Instituto Nacional em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) foi selecionado para o recredenciamento do mesmo. A proposta, submetida em nome do Professor Cláudio Melo (POLO/UFSC) e em parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como objetivo a consolidação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) como um centro de excelência em sua área de atuação.

As principais metas do INCT-RT são: (i) estabelecer cooperações entre pesquisadores de instituições de reconhecida competência nas áreas de Refrigeração e Termofísica, (ii) fortalecer as parcerias existentes e promover o estabelecimento de novas parcerias com empresas do setor tanto no Brasil como no exterior, e (iii) expandir e aprofundar linhas de pesquisa científica e tecnológica em Refrigeração e Termofísica. Com isso, pretende-se avançar o conhecimento em uma área importante da Engenharia Mecânica, onde há carência de recursos humanos especializados. Os resultados das pesquisas do INCT-RT irão auxiliar também no projeto de equipamentos e processos em diversos ramos das Ciência Térmicas, bem como em outros ramos da Engenharia Mecânica (e.g., indústria do petróleo e aeroespacial), produzindo tecnologia competitiva e cada vez menos agressiva ao meio ambiente.

A consolidação do Instituto Nacional de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (INCT-RT) garantirá que tanto a estrutura laboratorial como as linhas de pesquisa estabelecidas no primeiro período de vigência do INCT-RT sejam expandidas nos próximos anos, permitindo não só avanços tecnológicos significativos, mas também que o Brasil continue se desenvolvendo em uma ciência essencial para o setor industrial e para a sociedade.