Florianópolis é sede de pesquisa que utiliza óculos de realidade virtual e simula uma travessia de rua

17/11/2016 08:14

Na manhã desta quarta-feira, 16, o diretor-técnico do Centro de Segurança Veicular Carissma (Alemanha), Igor Doric, realizou testes do comportamento físico dos brasileiros no trânsito. O estudo integra a THI Technische Hochschule Inglostadt, escola técnica da Carissma, a Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras –  e a Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da pesquisa é avaliar como homens de 18 a 30 anos de diversas partes do mundo reagem ao trânsito  no percurso de uma travessia de rua. Diversos curiosos acompanharam a simulação no Centro tecnológico da UFSC, em Florianópolis.

Para realizar o estudo, os participantes usaram óculos que simulam uma via em cinco níveis de dificuldade. Além disso, sensores foram colocados em diversas partes do corpo da pessoa para avaliar o seu comportamento durante o percurso. O objetivo é melhorar a educação e a sinalização de trânsito, como também o desenvolvimento de sistemas de sensores em carros para identificação e proteção de pedestres. “A segurança dos pedestres é uma questão global. Por isso, queremos compreender o comportamento dos pedestres e os acidentes envolvendo pedestres em em várias partes do mundo. Estamos começando com o Brasil e a Alemanha e vamos expandir o estudo no futuro”, assinala Igor Doric.

Segundo o diretor de tecnologia da CERTI, Manuel Stleide, a CERTI pretende utilizar estes conhecimentos na produção de tecnologias que auxiliem órgãos públicos e privados na melhoria da educação no trânsito no Brasil. Desde 2005, a CERTI tem um acordo de cooperação com a THI – escola técnica da Carissma para estudos e trabalhos com veículos elétricos e segurança no trânsito. Esta última está situada em Ingolstadt, na Alemanha.

20161116_095320

Texto e foto: Priscila Almeida