Dia Internacional das Mulheres

08/03/2017 11:32

Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.

O movimento surgiu no fim do século XIX, num cenário de revolução industrial e Primeira  Guerra Mundial, nos Estados Unidos e Europa, onde mulheres lutavam pela conquista de seus direitos trabalhistas e pela erradicação do trabalho infantil. No Brasil, o despertar se deu no início do século XX, mais tarde ganhando força com o movimento das sufragistas e o direito ao voto em 1932.

Hoje em dia, a data celebra a conquista dos direitos das mulheres por meio da história e a atual luta por igualdade de gênero.

Março também é uma data importante para a história da Engenharia no Brasil, já que neste mês, em 1917, Edwiges Maria Becker Hom’mail formava-se em Engenharia Civil, pela atual Escola Politécnica da UFRJ, tornando-se a primeira mulher engenheira do país.

Em 1945, vinte e oito anos depois da graduação de Edwiges, a primeira engenheira negra no Brasil obtinha seu diploma. Enedina Alves Marques se formou pela Universidade Federal do Paraná, sendo também considerada a primeira mulher engenheira do estado.
A Direção do Centro Tecnológico parabeniza as mulheres da comunidade universitária pela significativa contribuição para que a Universidade continue a atingir os mais altos patamares de excelência.

Untitled-1