O Centro Tecnológico no lançamento da Coleta Seletiva Solidária

14/06/2017 11:45

Na última terça-feira, 06 de junho, aconteceu no Auditório Teixeirão do Centro Tecnológico a cerimônia de lançamento da Coleta Seletiva Solidária (CSS) da UFSC. Prestigiaram o evento Dorival dos Santos e Marisa Pereira, representantes catarinenses do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); o Reitor, Luiz Carlos Cancellier de Olivo; a Prefeita do campus, Soeli Soares de Moraes; a Engenheira Sanitária e Ambiental e presidente da comissão do Projeto da CSS Sara Meireles e o secretário de Obras, Manutenção e Meio Ambiente, Paulo Roberto Pinto da Luz.

Coletor de resíduos recicláveis da Reitoria I

Como explica a UFSC Sustentável,  “a CSS é uma ação para realizar a separação dos resíduos recicláveis descartados e destiná-los à associações e cooperativas de catadores. A princípio serão colocados 20 coletores com divisão para recicláveis secos, rejeitos e papéis nos ambientes internos do campus Trindade e no Centro de Ciências Agrárias, no Itacorubi. Segundo a UFSC Explica, o ciclo da coleta seletiva solidária passa pelas seguintes etapas:o gerador descarta um resíduo reciclável nos coletores seletivos; o colaborador da limpeza promove a coleta segregada e os leva diariamente até o Container localizado no Centro Tecnológico. Semanalmente estes resíduos serão coletados pela Associação de catadores, levando-os para a central de triagem e, posteriormente, encaminhados para a reciclagem.

O Centro Tecnológico, reconhecendo a importância da iniciativa, contribuiu significativamente para a implantação do projeto. O container, peça chave para o início dos trabalhos e as Big Bags, utilizadas para o transporte dos reciclados, foram uma conquista do Centro Tecnológico em conjunto com a FEESC. Os materiais utilizado para a confecção dos 20 coletores espalhados pelo campus também foram adquiridos pela mesma parceria. Já o espaço utilizado para acomodar o container, localizado entre os blocos B e C do CTC, foi pensado visando eliminar o acúmulo de lixo próximo ao córrego.

Para além dos postos de coleta também vêm sendo feitas pela Universidade atividades que promovem a sustentabilidade. O Instituto ÇaraKura e o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb), em parceria com o Centro Tecnológico, promoveram, na semana passada, uma oficina de produção de latas de lixo com bambu para serem utilizadas nos ambientes externos. Já nesta segunda-feira, coordenados pela presidente da comissão do Projeto da CSS, Sara Meireles, grafiteiras e grafiteiros deram cor ao container que comportará o lixo reciclável.

O Centro Tecnológico parabeniza as engenheiras Sara Meireles, Branda Vieira e demais membros da equipe pela iniciativa e se coloca à disposição para um trabalho conjunto de conscientização da comunidade.