Palestra discute a implantação do sistema BRT em Florianópolis

16/06/2017 14:33

Nesta ultima terça-feira, 13 de junho, aconteceu no Centro Tecnológico a palestra “Mobilidade e planejamento urbano: Projeto Urbanístico Floripa BRT”, que tratava da implantação do sistema BRT –  Bus Rapid Transit – em Florianópolis. O evento foi organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (GIPEDU) e trouxe como palestrante o arquiteto Michel de Andrado Mittmann, Diretor da região metropolitana do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e egresso da Universidade Federal de Santa Catarina.

Foram convidados a compor a mesa o Diretor do Centro Tecnológico, professor Edson Roberto de Pieri; o professor Samuel  Steiner dos Santos, Chefe do departamento de Arquitetura e Urbanismo; o professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira e o professor Sérgio Torres Moraes, ambos do departamento de Arquitetura.

No inicio do evento o professor Edson de Pieri resgatou a história da doação do terreno da UFSC para a ampliação da Rua Dep. Antonio Vieira e informou que o Centro Tecnológico nomeou uma comissão de especialistas para auxiliarem no projeto, reforçando o interesse do Centro em contribuir com sua implementação, sugerindo novas formas de reduzir o ruído sobre o campus como, por exemplo, fazendo uso de pavimentos com redução de ruído de rolagem, barreiras acústicas em acrílico e/ou vegetação.

Durante a palestra o Diretor do IPUF, Michel de Andrado Mittmann, falou do entorno viário da grande Florianópolis e das expectativas para o futuro da mobilidade metropolitana, citando as vantagens e desvantagens do uso de diferentes meios de transporte coletivo no Brasil, destacando os motivos que levaram a escolha do sistema BRT. O projeto, na região de Florianópolis, pretende otimizar o fluxo de trânsito e também surge como uma iniciativa que possa influenciar cidades vizinhas a avançarem no projeto de mobilidade intermunicipal.

Terminado a palestra o Engenheiro Civil Ramon Knabben fez uma breve apresentação sobre alternativas para a redução do ruído da rolagem dos automóveis em vias de diferentes pavimentações, e as distâncias determinadas pelas normas da NBR para o nível de ruído aceitável nas imediações de escolas e repartições públicas.

Professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo também puderam fazer apontamentos e contribuir com sugestões e, ao final, foi aberta a sessão para questionamentos da plateia.