Ônibus elétrico da UFSC completará distância equivalente à uma volta inteira na terra.

10/11/2017 14:57

Em novembro de 2017 o ônibus elétrico alimentado por energia solar da UFSC completa 40.000 km rodados (distância equivalente a uma volta inteira na Terra), após oito meses de operação regular.
Inaugurado em dezembro de 2016, o Ônibus Elétrico Alimentado por Energia Solar da UFSC iniciou o serviço regular de transporte entre o Campus Central da UFSC e o Sapiens Parque em março de 2017. O ônibus – que é parte de um projeto denominado deslocamento produtivo com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica – é um ambiente de trabalho, com poltronas confortáveis (somente transporta passageiros sentados), duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, wi-fi e ar-condicionado.

O veículo elétrico realiza cinco viagens por dia (52 km por viagem do Sapiens Parque à UFSC e retorno, cerca de 5.000 km/mês), prestando serviços gratuitos para a comunidade UFSC, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (www.fotovoltaica.ufsc.br), no Sapiens Parque, no norte da ilha de Florianópolis.
O projeto, coordenado pelo Prof. Ricardo Rüther da UFSC, contou com financiamento de um milhão de reais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, atual MCTIC) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletra.