Conheça os projetos extracurriculares realizados no CTC pelo Professor Hector Bessa Silveira, do Departamento de Automação e Sistemas.

13/11/2017 11:13

O Prof. Hector Bessa Silveira (Departamento de Automação e Sistemas) ofereceu no dia 21 de outubro o minicurso “Introdução aos Fundamentos Matemáticos em Engenharia” para estudantes de graduação do CTC. O minicurso foi organizado pelo PET-ELL com duração de 4 horas/aula. Os assuntos abordados foram:

• Lógica e demonstração matemática: proposições, conectivos, quantificadores, demonstração direta, demonstração por contradição e demonstração por indução.
  • Aplicações: números reais, álgebra e cálculo.

Devido à avaliação positiva do mini curso pelos participantes, o ministrante idealiza para o próximo ano oferecer um curso de maior profundidade e abrangência para potencializar o aprimoramento técnico dos estudantes de graduação e pós-graduação do CTC. Estudantes de graduação do CTC de qualquer fase poderão participar.

O curso terá 8 semanas de duração com 4 horas/aula por semana, e oferecido já no início do semestre para facilitar a integração com as demais atividades acadêmicas dos participantes. O objetivo do curso é que os participantes tenham mais facilidade e domínio em conteúdos de cálculo, álgebra linear, física, disciplinas profissionalizantes, raciocínio científico e pesquisas avançadas. Todo o curso estará contextualizado com a formação dos estudantes do CTC.

Outra iniciativa do Prof. Hector, que acontece desde a primeira semana deste semestre, é um programa gratuito de práticas de Atenção Plena (Mindfulness) para estudantes de graduação e pós-graduação do CTC.

O programa se chama #EngenhariaConcentraçãoAnsiedade, e  vem apresentado gradualmente diversas práticas de Atenção Plena em encontros semanais de 50 minutos de duração numa sala de aula do CTC, e finaliza com o término deste semestre.

Os participantes vêm relatando maior estabilidade da concentração e menor ansiedade nos momentos de estudo, realização de provas, sala de aula e demais atividades acadêmicas. A ideia para o próximo ano é oferecer novas turmas aos estudantes de graduação e pós-graduação do CTC.

O ministrante atua desde o primeiro semestre de 2015 como voluntário do Projeto Amanhecer do Hospital Universitário da UFSC, oferecendo a prática “Aprimoramento da Concentração e Redução da Ansiedade Através da Atenção Plena” para duas turmas de participantes.

O programa #EngenhariaConcentraçãoAnsiedade conta com o apoio de:

– Projeto Amanhecer – HU

–  Santa Barbara Institute for Consciousness Studi