Reunião realizada no dia 8 de novembro discutiu melhorias relacionadas à graduação.

13/11/2017 13:52

No dia 8 de novembro de 2017, reuniram-se os coordenadores de cursos de Graduação, os professores Cancian, Mariani, Pacheco, Dhebora, Mirna, Luciana e Hector, para uma primeira conversa sobre 3 assuntos principais, sendo eles:

  • A abertura de vagas para transferências internas e externas.

O prof. Mariani relatou a decisão de acolhimento favorável, pela Câmara de Graduação, dos pedidos de aberturas de vagas solicitadas pelos cursos de Automação, Computação e Eng. Mecânica, mesmo com índice NVD negativo (sem vagas totais). Neste caso, os cursos estão encaminhando vagas somente para as fases mais adiantadas do curso.  Os respectivos editais já foram publicados na página do DAE (http://dae.ufsc.br) em 2017.2 e servem de modelos.

  • A  institucionalização do ambiente Moodle, como ferramenta de apoio pedagógico de modo a permitir extração de dados (como registros de presenças)

Os professores Mariani e Peters justificaram a necessidade da institucionalização do Moodle, que é usado a mais de 10 anos na UFSC, mas que não está registrado em nenhum documento oficial. Assim, poderia ser questionada a validade dos dados lá lançados. Além disso, uma vez institucionalizado, as coordenações poderiam acompanhar, por exemplo, a frequência online dos estudantes e agir preventivamente, se for o caso.

  • O calendário acadêmico, especialmente na questão de matrículas, de calouros e veteranos:

O prof. Daniel Martins apresentou resumo da proposta apresentada pela comissão da câmara de graduação de 2016 (profs. Olinto, Daniel, Felício, etc) sobre as chamadas de vestibular, a qual está para ser apreciada pelo CUn. Nesta documento foi proposto que nas três primeiras chamadas sejam seguidas as classificações nas 8 modalidades estabelecidas pela Política de Ações Afirmativas (PAA), e após estas seja gerada uma classificação única. Desta forma pode-se agilizar as chamadas (não teria mais validações de renda, por exemplo) e pode-se informar os candidatos sobre sua classificação na lista de espera.

Para melhorar o processo de matrícula, em breve será feita uma reunião com os Centros Acadêmicos do CTC para ouvir as sugestões e necessidades.