LABSOLDA/UFSC recebe Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

24/11/2017 11:55

O LABSOLDA conquistou o segundo lugar na categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense promovido pela FAPESC. O Instituto de Soldagem e Mecatrônica da UFSC apresentou três inovações de destaque entre os projetos desenvolvidos.

O prêmio foi entregue ao professor Jair Carlos Dutra representante do Prof. Régis Henrique Gonçalves e Silva, Supervisor Geral e Diretor de P&D do LABSOLDA. A solenidade de entrega ocorreu no dia 06 de novembro no Centro de Eventos da FIESC e reuniu os contemplados, o governador Raimundo Colombo, o Ministro da Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e o presidente da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Marcos Cintra, entre outras autoridades.

O LABSOLDA foi finalista na categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação com 3 inovações. A primeira é um sistema automatizado para soldagem de revestimento de componentes de caldeiras e geometrias associadas. “O sistema teve seu desenvolvimento voltado ao enfrentamento do fenômeno de desgaste que ocorre no interior das caldeiras de usinas termelétricas. Neste contexto, a proteção dos componentes por meio da aplicação de uma liga metálica especial, via soldagem, é importante para que não ocorram perfurações ou rupturas, falhas que fatalmente impedem o funcionamento do sistema de geração de energia como um todo” explica o Engenheiro João Facco de Andrade, Gerente de Projetos no LABSOLDA.

inovacao 01 sistema dedicado para automacao da soldagem

A segunda inovação trata de técnicas avançadas para produção de vídeos em alta velocidade aplicados em análises de processos industriais e pesquisas científicas.“As técnicas envolvem a aplicação de conhecimentos avançados em ótica, eletrônica e informática para produzir, processar e analisar imagens sincronizadas com dados quantitativos em uma frequência de até 20.000 quadros por segundo. Além disso, é empregado um sistema de iluminação laser infravermelho, invisível ao olho humano, mas ainda assim capaz de sensibilizar o sensor da câmera. Dessa forma, o cenário permanece iluminado apenas pelo sistema laser, independente das condições de luz ambiente. A técnica está sendo aplicada na análise técnico-científica de fenômenos extremos que ocorrem muito rapidamente, em escala reduzida e com grande variação na intensidade luminosa como no caso dos processos soldagem”, disse Marcelo Pompermaier Okuyama, Mestre em Engenharia de Produção – Produtor Multimídia no LABSOLDA.

inovacao 02 filmagem tecnica em alta velociade 2b

E a terceira inovação consiste em um sistema para soldagem automatizada TIG Orbital de tubos de pequeno diâmetro. “É capaz de realizar o processo de união em tubos de paredes finas, com controle eletrônico computadorizado. O equipamento pode ser aplicado em diferentes segmentos da indústria, por exemplo: química, petróleo e gás, alimentos, assim como para a construção de equipamentos e estruturas variadas. Os principais benefícios para o setor são o grande aumento da produtividade e qualidade das juntas executadas automaticamente. O controle eletrônico por software permite total possibilidade de customização, além de possibilidades de registro e tratamento eletrônico dos dados de cada soldagem, tornando o sistema apto para integração com ferramentas de Indústria 4.0 aplicadas para melhoria da produtividade e qualidade”, nas palavras do Professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, Dr. Eng., Supervisor Geral e Diretor de P&D no LABSOLDA.

inovacao 03 sistema obtital tig

O prêmio, na sua sétima edição, é uma promoção da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação, a prêmio leva o nome do ex-reitor da UFSC, Caspar Erich Stemmer, e visa reconhecer, com troféus, certificados e valores financeiros, ações inovadoras de instituições, empresas e pessoas consideradas “protagonistas da inovação”.

Resultado da categoria Instituição de CTI da Chamada Pública FAPESC Nº 01/2017-Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer Inovação Catarinense Edição 2017
1º INSTITUTO STELLA
2º LABSOLDA – UFSC
3º FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SC – UNISUL