20 anos da equipe de competição BAJA e lançamento do Catálogo de Equipes de Competição da UFSC

15/12/2017 12:16

No último dia 28 de novembro foi comemorado os 20 anos da Equipe BAJA UFSC, a primeira equipe de competição da Universidade Federal de Santa Catarina.

A equipe foi iniciada pelo prof. Honorato Tomelim do então Laboratório de Motores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e conta com a supervisão do Professor Lauro Cesar Nicolazzi há 17 anos. Atualmente, conta com 20 estudantes de diferentes engenharias, e atua na fabricação de protótipos off-road para competições automotivas estudantis.

São os próprios alunos que projetam, fabricam e dirigem estes carros em competições nacionais e internacionais. As equipes também contam com apoio de diversos professores e técnicos da UFSC para a fabricação dos componentes dos protótipos.

Estas atividades de extensão relacionam o que é aprendido em sala de aula, com uma ótima oportunidade para praticar a engenharia. Desta forma, associa teoria e prática, trabalhando a interdisciplinaridade, estimulando a inovação e a internacionalização, além do aprimoramento da capacidade de trabalhar em equipe.

O sucesso deste trabalho se dá pelo comprometimento e parceria entre coordenadores e membros da equipe.

Nesse mesmo dia, a Pró Reitoria de Extensão (PROEX) apresentou o Catálogo das Equipes de Competição 2017.

Neste, são apresentadas as 13 equipes que foram contempladas nos editais da PROEX em 2017, que são compostas por mais de 330 estudantes de engenharia, matemática, direito, jornalismo, biblioteconomia e relações internacionais. São elas: Ampera, Baja, Botcem, Ceu Azul, E3, Eficem, Formula UFSC, Formula CEM, Infratec, Nisus, Quantum, Roboat, e Sociedade de Debates.

O Centro Tecnológico parabeniza a equipe BAJA UFSC, pelos seus vinte anos de sucesso, a UFSC Compete, pelo apoio à todas as equipes de competição UFSC,  e a Pró Reitoria de Extensão pelo apoio às equipes e pelo lançamento do catálogo.

Fotos: Marcus Vinicius