Estudante de Engenharia Mecânica da UFSC embarca em maio para estágio em navio alemão

26/04/2018 15:43

O estudante de graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, Augusto Neubauer, membro da equipe de desenvolvimento de tecnologias do Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (Veleiro ECO) realizará seu estágio obrigatório no Instituto Alfred Wegener. Como parte do estágio, o aluno participará da expedição de retorno da temporada antártica do navio quebra gelo de pesquisas científicas Polarstern. O aluno embarcará no navio alemão no dia 7 de maio na cidade chilena de Punta Arenas para uma expedição de 36 dias até a Alemanha, com chegada prevista para o dia 11 de junho no porto de Bremerhaven.

Augusto Neubauer com o equipamento Towfish, que ele projetou e que será embarcado nas expedições do Veleiro ECO da UFSC. (Foto: Arquivo Pessoal)

Augusto Neubauer será o único brasileiro a bordo e participará da equipe de operação e testes de equipamentos robóticos submarinos rebocados. O projeto em que o aluno está envolvido realizará testes em diferentes configurações e condições de operação de um novo sistema robótico adquirido recentemente pelo Instituto alemão. O equipamento pretende mapear características da coluna da água em diferentes profundidades ao longo da rota, realizando medições que não podem ser feitas via satélite. Tais dados visam monitorar mudanças climáticas  no oceano Atlântico dos hemisférios norte e sul.

Após a expedição, Augusto ficará por mais dois meses na Alemanha realizando avaliações de desempenho do equipamento por meio dos dados levantados durante a expedição. Entre agosto e dezembro de 2018 o aluno realizará um segundo estágio, no Porto, Portugal, trabalhando na operação de plataformas robóticas submarinas operadas pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) e avaliará a possibilidade desses equipamentos virem a ser operados a partir do Veleiro ECO. Augusto contará com o apoio financeiro da Capes para participar da expedição alemã e o estágio.

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2018/04/estudante-de-engenharia-mecanica-da-ufsc-embarca-em-maio-para-estagio-em-navio-alemao/