Discussão sobre inclusão de atividades de extensão nos currículos de cursos de graduação do CTC

02/05/2018 15:45

Conforme discutido nas reuniões do Conselho do CTC, realizadas nos dia 4/4/2018 e 18/4/2018, o Conselho manifestou-se favorável a que as atividades de extensão passem a constar do histórico escolar dos alunos, entendendo que a estratégia 12.7 do PNE2014-2024 estabelecida não é uma exigência legal imediata, mas é uma oportunidade para atendermos antigas demandas dos Cursos e dos estudantes. Com o objetivo de embasar melhor esse processo, as Coordenadorias de Cursos de Graduação do CTC estão definindo quais poderiam ser essas atividades. Trata-se de um trabalho que ainda suscita muitas dúvidas que foram elencadas no documento Sumula anexa. Hoje a maior dificuldade para cumprir a estratégia 12.7 está no fato de que, para incluir “10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação”, é necessário retirar créditos equivalentes a um semestre, ou acrescentar um novo semestre ao currículo.

Registramos que o Conselho do CTC entende que todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, hoje classificadas como complementares, devem ser registradas e incluídas nos respectivos históricos escolares e muitas dessas já poderão ser computadas como extensão.

Adicionalmente, o Conselho do CTC reitera que o assunto, ainda que tenha sido discutido no âmbito da Extensão, precisa ser discutido com muito mais profundidade no âmbito do Ensino de Graduação, necessitando várias etapas de interação entre as Coordenadorias e Colegiados dos Cursos, e a Câmara de Graduação.