Conheça o serviço de Conferência Web da Biblioteca Universitária

04/06/2018 14:04

A Biblioteca Central da UFSC disponibiliza, mediante reservas dos espaços para eventos da Biblioteca, acesso à salas virtuais do serviço Conferência Web, um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes.

O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, notas e a tela de seus computadores.

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário.

O serviço é voltado para as instituições que precisam realizar trabalhos colaborativos. As possibilidades de uso do serviço são diversas e vão de simples reuniões até aulas de ensino a distância.

A BU disponibiliza à comunidade UFSC, as seguintes salas virtuais:

1) <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/defesas> e <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/defesas-2> – para atender às defesas/qualificação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da UFSC (monografias, dissertações e teses);

2) <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/eventos-ufsc> – para atender às necessidades da comunidade UFSC em transmitir um evento (reuniões, debates, seminários) e/ou comunicar-se com público a distância.

Sobre a RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.

Desde 2002, é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).

Pioneira em 1992 como rede nacional de acesso à internet no Brasil, a RNP tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Para isso, fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento. Por meio de aplicações dessa rede, possibilita a realização de projetos e a implementação de políticas públicas nas áreas de tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa.

Saiba mais: https://www.rnp.br/