INE sedia etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática nos dias 11 e 25

10/08/2018 10:48

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) sediará a etapa nacional da 20ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), nos dias 11 e 25 de agosto de 2018, no laboratório 105 do INE. A competição reúne os alunos que já passaram pelas etapas local e estadual, e que agora disputam a etapa nacional. Os melhores colocados participarão da Semana Olímpica da OBI, na Unicamp, preparando-se para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que ocorrerá na cidade de Tsukuba, Japão, em setembro de 2018.

Neste sábado, dia 11, será aplicada a prova na Modalidade Iniciação, dividida em dois níveis do Ensino Fundamental, que inclui tarefas sobre problemas de lógica e problemas de computação. No dia 25, será aplicada a prova na Modalidade Programação, dividida em Ensino Médio e superior, que inclui tarefas sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.

A competição é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como a de matemática, física e astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (Ciência da Computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da Unicamp e é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Maiores informações sobre o evento no link.

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2018/08/ufsc-sedia-etapa-nacional-da-olimpiada-brasileira-de-informatica-nos-dias-11-e-25/