Reunião sobre novo processo de matrícula de graduação para os alunos veteranos

09/09/2018 09:18

Com a intenção de apresentar, discutir ideias e coletar sugestões, para o novo processo de matrícula dos cursos de graduação, foi realizada uma reunião na última quarta-feira, 29 de agosto, no Auditório Teixeirão, localizado no Centro Tecnológico.

Desde o ano passado o CTC vem conduzindo um processo de revisão do sistema acadêmico da UFSC, o CAGR, e conta com a participação do Professor Antonio Carlos Mariani, sub-coordenador do curso de Computação. Nessa reunião também estavam presentes o vice-diretor do CTC, Professor Sérgio Peters, o Diretor de desenvolvimento de sistemas da SETIC, Leonardo Meurer, e o Professor de Engenharia de Software, Ricardo Pereira e Silva.

O Professor Mariani apresentou um conjunto de ideias que foram coletadas até agora, para um novo processo de matrícula de veteranos, resultado de conversas preliminares com estudantes, professores e TAEs.

Estas e outras ideias que ainda serão colhidas serão posteriormente compiladas pelo Comitê de TI da Câmara de Graduação da UFSC para elaboração da proposta final, que será submetida à Câmara de Graduação da UFSC e ao Conselho Universitário.

Na conversa ficou claro que o processo atual apresenta falhas, as quais precisam ser corrigidas. Também foi visto que os recursos tecnológicos atuais possibilitam a construção de um um processo de matrícula muito mais dinâmico e significativo. Em paralelo a isto, é necessário rever as atuais resoluções da UFSC que regulam o processo de matrícula de forma a atualizá-las e para haver sintonia entre as questões operacionais e as legais das novas proposições. Foi também notado que algumas das ideias implicam alterações na cultura atual tanto de professores como de estudantes, o que é algo nem sempre simples de ser efetivado.

Foi solicitado que os estudantes presentes buscassem conversar com seus colegas e com os centros acadêmicos com vistas a aprimorar as ideias. Ficou definido um novo encontro a ser realizado até o final de setembro.

O material apresentado pelo prof. Mariani encontra-se disponível na página do Comitê de TI da UFSC