Reunião de estudantes com a direção do CTC sobre Som no CETEC; Praça da Tecnologia; Ações para o Ensino de graduação

22/09/2018 15:00

No dia 20.08.2018, as 12h, no Auditório Teixeirão, ocorreu uma reunião entre alunos e a direção do CTC para esclarecimentos e sugestões, sobre os 3 assuntos.

Os profs. Edson De Pieri e Sérgio Peters primeiramente agradeceram a presenças de todos(as) e disseram que mantém um canal sempre aberto com os estudantes.

 

1. Som no CETEC:

Sobre o som, os profs. De Pieri e Peters explicaram a necessidade de NÃO termos som no CETEC em horário algum, inclusive durante a venda de ingressos das festas universitárias, pois os prédios vizinhos têm atividades acadêmicas ininterruptas, incluindo o meio dia. Foram sugeridos outros locais para venda e foi pedida a colaboração de todos(as) para podermos continuar promovendo e incentivando as festas dos alunos da UFSC.

 

2. Tratamento da área destinada à Praça da Tecnologia:

Sobre a área destinada à Praça da Tecnologia, a direção do CTC explicou a dificuldade em manter a área de chão batido, que não tem mais mecanismos de manutenção via recursos da UFSC. Explicaram sobre a lista de prioridades do CTC, especialmente as adequações para mobilidade, como elevadores do ENS e EPS, reforma do Auditório Teixeirão, dentre outras. Mostraram ações para recuperar e ampliar áreas de convivências, como o Hall do bloco de salas de aulas do CTC.

Em paralelo a direção do CTC propõe desenvolver um projeto de praça da tecnologia com áreas de convivência e de estudos, talvez aproveitando o sub-solo da praça, mas com previsão de construção mais a longo prazo, considerando a arrecadação do centro e diversos problemas de manutenção que são prioritários no momento.

Assim, a direção do CTC propôs colocar lajotas na área de chão batido, hoje usado como estacionamentos dos técnicos e docentes do CTC, de modo que possa ser revertida em praça da tecnologia, quando tiver recursos para sua implantação. Essa área lajotada também poderia servir para promover eventos com tendas temporárias.

A maioria dos alunos presentes, em especial os membros do Núcleo de Educação Ambiental – NEAMB, sugeriram não lajotar a área, não usa-la como estacionamento, mesmo que temporária. Sugeriram trabalhar na direção de implantar gradativamente a praça, prevista no plano de ocupação da UFSC, sugeriram fechar o acesso de carros e plantar grama no local. O prof. De Pieri e Peters explicaram que a praça está nos planos da direção, como previsto há anos, e que já promoveram estudos e rascunhos de projeto através do PET/ECV. Explicaram que, temporariamente, seria importante lajotarmos a área para facilitar a sua manutenção e atender demanda de técnicos e docentes que precisam usar carros, uma vez que o CTC perdeu uma área de estacionamento junto à Rua Dep. Antônio Edu Vieira. Paralelamente reconheceram a necessária da implantação de uma politica da UFSC e da cidade para redução do uso de carros.

A direção do CTC se sensibilizou com as manifestações dos alunos, frizou que é solidária com construção/implantação da praça, então se comprometeu a estudar o assunto e propor alternativas.

Nos dias seguintes a direção do CTC fez contato com o DPAE/SEOMA/UFSC, resgatou o plano de ocupação da área da praça da tecnologia, conforme mapa abaixo (que não é um plano diretor, pois nunca chegou a ser formalmente aprovado, mas é seguido pela UFSC), prevista em frente a CETEC (CTC13), e verificou que além da praça (área de chão batido), também está prevista uma complementação do prédio do INE (CTC31), destacada em área hachurada, contendo áreas de uso comum do CTC, como auditório, laboratórios de informática para o LIICT e escadas de incêndio obrigatórias, conforme mapa abaixo:

TRI_MAPA BASE_09_2018 Praça CTC

Assim, a direção do CTC suspendeu o projeto de colocação de lajotas na área da praça da tecnologia, e iniciou tratativas com o DPAE/SEOMA para definir possibilidades de ocupação que contemplem área prioritária para a praça, se possível associada a área de convivência/estudos para os alunos, e área de complementação do prédio do INE/CTC.

Uma nova reunião com os alunos ficou combinada para o semestre corrente.

 

3. Ações do CTC em prol do Ensino de graduação:

Não houve tempo suficiente para conversar sobre esse tema, apenas foi comentado rapidamente sobre as ações e princípios em andamento, alinhadas com o PNE 2014, buscando maior efetividade para aplicação dos recursos públicos, como a

Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior, e a

Estratégia 12.3: elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento), …

Podemos citar as seguintes ações do CTC em andamento:

– implantação do pré-cálculo (http://mtm.ufsc.br/Graduandos/Pre-Calculo/Pre-calculo.html) com sistema de nivelamento, estudo e apoio (2017.1 em diante) e oferecimento de disciplina de pré-cálculo de verão em 2019.1;

unificação dos Cálculos (2017.1) e Físicas (2018.1);

compartilhamento de experiências entre docentes (http://portal.ctc.ufsc.br/conversas-sobre-experiencias-docentes/);

– apoio às avaliações dos professores promovidas pelos centros acadêmicos e avaliação institucional pelo moodle. Precisamos usar esses dados/sugestões com mais “efetividade”, de forma colaborativa entre alunos e professores;

mediação entre docentes e alunos envolvidos em alguma reclamação (ouvidoria);

– temos diagnosticado um acentuado número de reprovações, e consequentemente considerável evasão, e a coordenadoria de graduação de CCO propôs uma forma de acompanhamento dos alunos, via sistema experimental SISACAD (https://sisacad.inf.ufsc.br/modules/sisacad/index.php), para ajudar os alunos. A direção do CTC apoiou um estudo de uma normativa de acompanhamento de estudantes com mais reprovações e frizou que não se tratava de um sistema de tutela. De qualquer forma, a direção do CTC entende que esse assunto é muito amplo, complexo e precisa de um estudo ampliado, assim encaminhou dados, que apontam diversos problemas, para um estudo ampliado junto à Câmara de Ensino da UFSC. A direção do CTC, entende que não devemos tratar tópicos independentes, pois todo o sistema de ensino/aprendizagem está integrado.

Os profs. De Pieri e Peters finalizaram dizendo que o ensino de graduação, como não tem outras fontes de financiamento, tem prioridade de investimentos, especialmente no apoio de eventos dos estudantes. Frizaram também que a direção  é parceira dos estudantes, que quer promover ações para ajudar, nunca para prejudicar alguém, portanto está sempre aberta a receber sugestões de melhoria.