UM OBSERVATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS EM TORNO DOS 17 ODS

30/05/2019 11:28

No dia 24/05/2019, no pátio interno do CTC, foi apresentado o resultado da atividade de Pesquisação desenvolvida no Curso Introdução ao Planejamento Urbano e Regional (ARQ 5553).

Trata-se do Mural da Sustentabilidade, um observatório de boas práticas em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).O caso de Santa Catarina.

O trabalho consistiu inicialmente em analisar a dinâmica de desenvolvimento regional de Santa Catarina e posteriormente identificar as boas práticas relacionadas ao ODS.
Concluiu-se que o Mural pode ser o embrião de uma Plataforma Digital associada à atuação de um Fórum Permanente representativo das unidades de ensino e pesquisa do CTC.
Entende-se que a função da Universidade é contribuir com a implementação da Agenda 2030, possibilitando a integração dos ODS nas práticas da instituição.
Os desafios a serem vencidos para o alcance das metas dos ODS são muitos e complexos, entretanto cabe à Universidade iniciar a sua disseminação.

Referência dos ODS nas universidades brasileiras:

UNICAMP

Unicamp compõe  Centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para América Latina e Caribe

Francisco Antônio Carneiro Ferreira:
Prof. do ARQ-UFSC

Turma: 0940/Engenharia Sanitária e Ambiental.

Ayumi Kimberly Knol, Fabiola de Fatima Rizzon, Manoela Paiva de Amorim Santos, Marina Dias Portella, Silvana dos Reis Aguiar,Isis Assoni Machado Francisco, Cassia  Scapini, Eduardo Fronza, Natalia Amorim Bueno, Natalia Citti de Castro Divino, Luiz Olavo de Holanda Ferreira Laino, Bianca Meotti, Gabriel Anzolin, Julio Felipe Pecapedra Souza, Marthina Appel, Rafael de Freitas Taves, Bruna Arenhart, Bruna Piaseski, Lara Piluski Santini, Luiza Gelbcke Comin.

fonte: Prof. Francisco Ferreira