Núcleo de Educação Ambiental da UFSC recebe homenagem por atividades desempenhadas em Florianópolis

17/06/2019 10:18

No dia 05 de junho de 2019, dia mundial do Meio Ambiente, o NEAmb (Núcleo de Educação Ambiental da UFSC) recebeu uma homenagem na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento às atividades desempenhadas no município.

Na ocasião, a acadêmica Natália Silvério recebeu o certificado em nome do Núcleo e destacou a importância da extensão universitária e educação ambiental, bem como as atividades desenvolvidas pelo NEAmb ao longo de 12 anos.

Foi ressaltado também que o NEAmb é uma iniciativa de estudantes que só foi possibilitada a partir do apoio institucional da Universidade Federal de Santa Cataria, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de Extensão) .

Sobre o NEAmb

O NEAmb é um núcleo de extensão vinculado ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e reconhecido pelo Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, onde fica sua sede. O Núcleo nasceu em 2007 e desde então vem sonhando e desenvolvendo diversos projetos voltados à Educação Ambiental.

O Núcleo é uma iniciativa de estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental envolvidos em projetos interdisciplinares de extensão universitária. O principal objetivo é inserir e trabalhar as questões socioambientais em todos os centros da UFSC e nas comunidades de atuação dos projetos, incentivando metodologias interdisciplinares e desenvolvendo pesquisas com a aplicação de tecnologias sociais, através do suporte técnico e do conhecimento gerado na Universidade. Outras ações do grupo são mutirões, palestras, aulas, dinâmicas, oficinas, capacitações, trotes eco-solidários e intervenções artísticas diversas.

Em 2019, nossos principais projetos estão atuando juntos na escola Beatriz de Sousa Brito. São eles:
Bioconstrução: utiliza e estimula princípios da permacultura e da bioconstrução, atuando também com construções como exemplo tátil de sustentabilidade e interdisciplinaridade.
Captando consciência: procura valorizar a água, abordando seu ciclo e gestão de uso, bem como desenvolvendo um projeto de captação de água da chuva para a escola.
Lixo zero: com base no conceito Lixo Zero promove a educação ambiental e práticas de economia circular e solidária. Busca conscientizar a comunidade escolar incentivando a valorização, redução da geração, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos
Mãos à Horta!: Promove a transformação da paisagem com o cultivo de hortas a partir de princípios de design permacultural e agroecologia, resgatando o uso e cultivo de plantas medicinais e PANCs.

O quê: NEAmb
Quando: 05 de junho de 2019