AMP 219 – Ampera Racing divulgado durante a Semana de Mobilidade Elétrica

11/09/2019 09:48

Durante a Semana de Mobilidade Elétrica, realizada nos dias e 14 a 17 de Agosto na UFSC. A  Ampera expôs o seu Modelo AMP 2019 para o público.
Sobre o protótipo, se trata de um projeto 100% elétrico, projetado e desenvolvido pela  Ampera, um grupo de graduandos da UFSC. Grupo hoje que conta com membros de várias área de engenharia, elétrica, mecânica, produção, automação, etc e de outras áreas do campus, psicologia, design, entre outros. O AMP 219 conta com dois motores protótipos Hércules, desenvolvidos em parceria para o projeto, a potência deles somada é de 40 KW . As baterias são de Lítio Ferro Fosfato, o que  da hoje uma autonomia aproximada de 25 km, o suficiente para completar  a prova mais longa da competição, a Fórmula SAE Brasil. A dinâmica é de um carro de corrida, então possui acelerações laterais tão fortes quanto de super esportivos. O peso final estimado do carro fica abaixo dos 300 kilos, com um centro de gravidade bem baixo, dando ao protótipo uma dirigibilidade bem agressiva e rápida.

Outra curiosidade do carro é que devido a ter dois motores, um para cada roda traseira, teve que desenvolver um diferencial eletrônico, programado 100% pelos membros da equipe. Hoje a equipe conta com aproximadamente 60 membros, com duas grandes áreas, gestão e projetos, ambas sendo de igual importância para a realização não só do protótipo, como também de nossa Semana de Mobilidade Elétrica e da própria equipe.

Para conhecer melhor a Ampera, abaixo você encontra as redes sociais disponíveis: