Engenharia Civil

Departamento
A adoção de critérios ambientais para a elaboração de projetos e a introdução de inovações tecnológicas são premissas adotadas pelo Departamento de Engenharia Civil (ECV) na formação tanto no curso de graduação quanto no de pós-graduação. Há trabalhos interdisciplinares com outros departamentos, tais como os de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária e Ambiental, Geografia e Administração. São realizados também convênios e intercâmbios com universidades brasileiras e estrangeiras. Sua infra-estrutura possui 12 laboratórios, 13 grupos e dois núcleos de pesquisa e atividades extracurriculares para os alunos, tais como o Programa Especial de Treinamento (PET) e o Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC). O ECV iniciou suas atividades em 1971.
Pesquisa
O ECV realiza projetos de pesquisa em cadastro técnico e gestão territorial; estruturas; infra-estrutura e gerência viária; e construção civil, com empresas e instituições públicas nacionais.

Extensão
Nesse departamento, a extensão está orientada para as mesmas áreas em que se efetiva a pesquisa. Os alunos participam dessas ações através do PET e do EPEC.

Intercâmbios
Instituições de ensino superior brasileiras, tais como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estrangeiras, na Alemanha, Canadá e Inglaterra, e empresas.

Cursos de graduação
Cursos de pós-graduação
Comunidade acadêmica
Alunos de graduação 642
Alunos de iniciação científica 12
Alunos de pós-graduação 212
Professores 46
Técnicos-administrativos 11
Contato
UFSC – CTC
Departamento de Engenharia Civil
Rua João Pio Duarte da Silva, 207
Córrego Grande – Florianópolis – SC
CEP: 88040-900
tel: (48) 3721-4981
fax: (48) 3721-5191

www.ecv.ufsc.br