Engenharia Química e Alimentos

Departamento
A comunidade acadêmica da Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) tem uma atuação interdisciplinar com outros departamentos da UFSC, tais como os de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Química, e Ciência e Tecnologia de Alimentos, além dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental, Biotecnologia e Nutrição. A integração também ocorre com outras instituições de ensino e/ou pesquisa, tanto nacionais como internacionais, e com empresas, de setores como os de plásticos, têxtil, cerâmico, metal-mecânico e agroindustrial. São 14 os laboratórios de pesquisa, mais uma central de análises, nesse departamento. Os estudantes de graduação reúnem-se na Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia de Alimentos e Engenharia Química (Conaq). O EQA foi criado em dezembro de 1983.

Pesquisa
As pesquisas realizadas nesse departamento são acadêmicas ou em parceria com empresas, e a sua abrangência é a das áreas de concentração dos seus dois programas de pós-graduação.

Extensão
No EQA, a extensão concretiza-se nos projetos com empresas. Reaproveitamento de resíduos industriais, em setores como o cerâmico, o têxtil e o agroindustrial, além do monitoramento de gases e síntese de polímeros, são exemplos desses trabalhos.

Intercâmbios
Instituições de ensino e pesquisa de várias regiões brasileiras e empresas dos setores cerâmico, químico, agroindustrial, de plásticos e petróleo, entre outros, estão integradas com esse departamento. No exterior, há convênios e intercâmbios com instituições dos países da Comunidade Européia e dos Estados Unidos.

Cursos de graduação
Cursos de pós-graduação