Engenharia Sanitária e Ambiental

Departamento
Oferecer respostas aos problemas ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável regional e nacional. Esse é o objetivo do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS). Criado em 1986, o ENS oferece graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e pós-graduação – mestrado e doutorado – em Engenharia Ambiental. Com cerca de 10 laboratórios e núcleos de estudos, o departamento trabalha com planejamento e gestão, em áreas como controle da poluição, tratamento de resíduos, controle de odores, educação ambiental e planejamento participativo, entre outras.

Pesquisa
As pesquisas realizadas pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental estão ancoradas em três temáticas principais: planejamento e gestão ambiental; caracterização, monitoramento e controle da poluição; e educação sanitária e ambiental.

Extensão
O ENS busca a integração com a sociedade por meio de projetos de inserção social em comunidades carentes e de projetos de assessoria a municípios e organizações não-governamentais. Além disso, desenvolve várias pesquisas em parceria com empresas públicas e privadas.

Intercâmbios
O departamento mantém intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, e também com empresas e órgãos governamentais em projetos ambientais, como Petrobras e Embrapa. Diversas instituições de países como Argentina, Canadá, Estados Unidos, França e Uruguai são parceiras do departamento.

Cursos de graduação
Cursos de pós-graduação