Engenharia de Controle e Automação

Criado em 1990, o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação forma profissionais habilitados para trabalhar tanto no desenvolvimento quanto na aplicação da automação industrial. Ao longo do curso, o estudante é preparado para conceber, implementar e utilizar unidades de produção automatizadas. Além das empresas de engenharia, o mercado potencial para esse profissional está nos mais diversos setores industriais, como eletroeletrônica, cerâmica, siderurgia, metalurgia, química e petroquímica, alimentos, automotiva, metal-mecânica e têxtil. O ciclo básico do curso oferece ao estudante disciplinas como matemática, física e informática e também conhecimentos gerais de eletricidade e mecânica. O aluno estuda ainda fundamentos de economia, gestão e segurança. Em uma segunda etapa, são aprofundados os conhecimentos em controle de processos, informática industrial e automação de manufatura. O estudante tem a oportunidade de conhecer, de forma mais realista, a profissão em que irá atuar por meio da Empresa Júnior Autojun, do estágio curricular e do trabalho de conclusão de curso.
mín: 10 semestres
máx: 18 semestres