Informática e Estatística

Departamento
Criado em 1977, o Departamento de Informática e Estatística (INE) produz conhecimento nas áreas de informática e estatística, por meio de dois cursos de graduação e de um programa de pós-graduação. Com cerca de 20 laboratórios, participa de diversos projetos de pesquisa desenvolvidos junto a empresas públicas e privadas. Além de promover e integrar os eventos de maior tradição nas áreas de computação e estatística, o INE mantém ampla produção científica, publicando trabalhos em congressos internacionais e periódicos científicos.

Pesquisa
Entre as principais pesquisas do INE destacam-se as que envolvem sistemas embarcados, integração de sistemas e aplicações, engenharia de software, inteligência computacional, processamento/interpretação de imagens médicas, segurança em computação, sistemas distribuídos, estatística e probabilidade.

Extensão
A extensão universitária faz parte da maioria das atividades do INE, pois o departamento realiza pesquisas e projetos em parceria com a comunidade empresarial e empresas públicas como Petrobrás, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e órgãos públicos como a SES – Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Intercâmbios
As parcerias do INE incluem tanto outras universidades brasileiras – Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – quanto órgãos governamentais como a Rede Nacional de Pesquisa. O departamento também desenvolve projetos com instituições da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França e Portugal.

Cursos de graduação
Cursos de pós-graduação
Comunidade acadêmica
Alunos de graduação 1020
Alunos de iniciação científica 83
Alunos de pós-graduação 110
Professores 60
Técnicos-administrativos 08
Contato
UFSC – CTC
Departamento de Informática e Estatística
Campus Universitário
Trindade – Florianópolis – SC
CEP: 88040-900
tel: (48) 3721-9942
fax: (48) 3721-7553

www.inf.ufsc.br