Ciência e Engenharia de Materias

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) oferece cursos de mestrado e doutorado. Já formou 60 mestres e 30 doutores (dados de 2004). Em seu corpo docente há 31 professores doutores. Engenheiros mecânicos, químicos e de materiais, físicos, químicos e, eventualmente, profissionais da área biomédica são o público-alvo do PGMAT. O objetivo é a formação para o desenvolvimento tecnológico em indústrias e o ensino e a pesquisa em instituições afins. O mestrado e o doutorado do PGMAT foram implantados em 1994.

Processo seletivo
As inscrições para o mestrado ocorrem de novembro a dezembro. Já o ingresso no doutorado é por fluxo contínuo. Além de documentos como currículo, histórico escolar, cartas de referência e plano de trabalho, os candidatos fazem uma prova sobre a linha de pesquisa escolhida.

Áreas de concentração Linhas de pesquisa
  Materiais metálicos
  • Engenharia de superfície