Engenharia de Automação

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) objetiva o estudo, o desenvolvimento e a proposição de métodos, técnicas e ferramentas que permitam representar, analisar, projetar e implementar soluções automatizadas em diversas áreas de aplicação, com uso intensivo das tecnologias da informação.
    Os egressos do PPGEAS estarão aptos a atuar como profissionais, professores, pesquisadores, com caráter fortemente empreendedor, na geração de conhecimento voltado para o desenvolvimento de soluções de problemas de automação, uso de tecnologias, métodos e técnicas nas áreas de controle, instrumentação, automação e sistemas computacionais.
    O PPGEAS leva em conta a diversidade de aplicações e o caráter multidisciplinar das tecnologias e métodos para a solução dos problemas de automação decorrentes. Os domínios de aplicação nos quais os docentes e pesquisadores do Programa mais têm atuado até o momento são: Petróleo e Gás, Químico, Siderúrgico, Cerâmico, Alimentar, Metal-mecânico, Elétrico-eletrônico e Tráfego Urbano. Neste escopo, as pesquisados têm se concentrado nas áreas de Manufatura, Robótica, Sistemas Mecatrônicos, Sistemas de Supervisão, Sistemas Inteligentes e Inteligência Artificial, Otimização, Sistemas de Visão, Medição e Instrumentação, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Engenharia de Software, Sistemas Embarcados e de Tempo Real, Redes Industriais, Segurança em Sistemas Distribuídos, Organizacionais Virtuais e Redes Colaborativas, e ainda na área de Educação em Controle e Automação.
    O Programa objetiva, ainda, desenvolver estudos em áreas de aplicação geradoras de grandes desafios futuros e na direção das quais passos iniciais já vêm sendo empreendidos pelos seus docentes e pesquisadores, tais como: Sistemas Bio-Tecnológicos, Micro e Nanosistemas, Energia, Sistemas Embarcados, Imótica e Domótica, Robótica Móvel, Aplicações Aero-Espaciais, Sistemas Automotivos.
    Devido ao seu caráter abrangente e multidisciplinar, o PPGEAS recebe como estudantes engenheiros oriundos principalmente das engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e Química, e também profissionais de Computação, Física, Matemática e outras formações científicas.

Áreas de concentração Linhas de pesquisa
  Controle, Automação e Sistemas
  • Controle: Modelagem, Simulação e Identificação de Sistemas, Controle de Sistemas Dinâmicos contínuos, a eventos discretos e híbridos, Medição e Instrumentação para controle e automação.
  • Automação e Sistemas Mecatrônicos: Robôs Manipuladores, Robótica Móvel, Sistemas de Visão Computacional, Atuadores, Controle de Tráfego Urbano, Redes Colaborativas & Organizações Virtuais.
  • Sistemas Computacionais: Tempo Real, Tolerância a falhas e Segurança, Sistemas Distribuídos e Redes, Engenharia de Software, Interoperabilidade, Inteligência Artificial e Informática Industrial.
Duração
  • Mestrado
        mínimo: 12 meses
        máximo: 24 meses
     
  • Doutorado
        mínimo: 24 meses
        máximo: 48 meses
Contato
tel: (48) 3721-7793
fax: (48) 3721-7793

www.pgeas.ufsc.br