Engenharia Química da UFSC ganha prêmio Green Project

05/11/2013 11:50

Professores Humberto Jorge José, Regina Muniz Moreira, da UFSC, e Priscila Barbosa recebem o Green Project Awards

A professora do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (EQA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira,  juntamente com o professor Humberto Jorge José (supervisor do LEMA/EQA/UFSC) e Priscila dos Reis Martins Barbosa (Representante da Carbonífera Criciúma S.A, parceira do projeto) receberem, no dia 1º de novembro, o prêmio Green Project Awards Brasil, que visa incentivar a inovação, criatividade e eficácia – ao promover discussão sobre sustentabilidade,  fim da pobreza, biodiversidade e inclusão social. O trabalho “Aplicações ambientais de resíduos da mineração de carvão”, inscrito na categoria Pesquisa e Desenvolvimento,concorreu com estudos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da empresa Hewlett Packard (HP).

“Este prêmio representa para nós o coroamento de uma inciativa dos professores e pesquisadores do Laboratório Energia e Meio Ambiente (Lema/EQA), que iniciou há quase uma década,e pretende dar sustentabilidade ao setor de mineração de carvão”, diz a professora. Além das publicações, o projeto resultou em três teses, duas dissertações e três pedidos de patentes.

O prêmio

O Green Project Awards foi criado em Portugal, em 2008, com o objetivo de potencializar o movimento em prol do desenvolvimento sustentável;  premiar e reconhecer boas práticas em projetos implementados;  dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e instituições que promovem sustentabilidade, assim gerando repercussões positivas na sociedade.

Esse prêmio é uma iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) – e da GCI, consultora portuguesa especializada na criação e implementação de estratégias de engajamento de público.

A segunda edição do prêmio, no Brasil, foi realizada este ano, e contou com participantes como Banco do Brasil, Grupo Votorantim, Natura, Malwee, Pepsico, Eletrosul, Danone, entre outros.

Mais informações no site http://www.gpabrasil.com.br; professora Regina – (48) 3721-2536 ou (48) 9943-1111.

Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli/Revisor de Textos/Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.