UFSC tem nota elevada em cursos de pós-graduação

20/09/2010 17:53

Com 56 programas de pós-graduação, a Universidade Federal de Santa Catarina teve 18 cursos (32%) com conceitos elevados na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada na noite de terça-feira. Engenharia Mecânica, Farmacologia e Química, que já tinham nota alta, atingiram o conceito 7. Outros seis programas ficaram com 6, índice considerado de excelência.

Além disso, houve uma redução de quatro cursos no conceito 3, portanto, na avaliação passada, a universidade tinha 11 notas 3, agora são sete. Os cursos de Educação; Engenharia Ambiental; Estudos da Tradução e Odontologia tiveram suas notas reduzidas. Mas nenhum curso ficou com nota 1 ou 2, que leva ao descredenciamento.

“A avaliação que a UFSC alcança é bastante positiva, fruto de um trabalho intenso”, comemora o professor José Antônio Bellini da Cunha Neto, diretor do Departamento de Acompanhamento de Programas, ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC.

Critérios como qualificação do corpo docente, produção científica, número de teses e dissertações defendidas e infra-estrutura, entre outros, são adotados na avaliação da Capes.

A análise é realizada a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. Os conceitos 1 e 2 descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho; e 5 significa muito bom nível. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Este ano foram avaliados 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. Somente 4,1% (112 programas) receberam a nota máxima.

De acordo com dados da Capes, o Sul é a segunda maior região em quantidade de cursos (810 dos 4.099), ficando atrás apenas do Sudeste. São 494 cursos de mestrado acadêmico, 48 de mestrado profissional e 268 de doutorado, que representam 19,8% do total do país. Também é a segunda maior porcentagem de cursos de excelência. Dos 810 cursos, 91 (11%) receberam notas 6 ou 7.

Fonte: Site Terra