Equipe UFSC de Eficiência Energética conquista 7º lugar na Shell Eco-marathon no Texas

10/04/2012 17:48

Viajar de Florianópolis a Porto Alegre leva em média seis horas e, aproximadamente, 450 km. Imagine percorrer distância semelhante com apenas um litro de gasolina? Os 20 estudantes que fazem parte da e3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética – construíram um carro que, no último final de semana, conquistou a marca de 412 km/L na Shell Eco-marathon Americas 2012. Entre os dias 30 de março e 1º de abril em Houston, no Texas. Nove membros, sob orientação do professor Henrique Simas, representaram a equipe e conquistaram a 7ª colocação.


Das quatro categorias da competição, a e3 participou na de protótipos à combustão por meio de gasolina, a mais disputada com 42 equipes – a maior parte norte-americana. Após a primeira etapa de inspeção, 30 equipes continuaram na disputa. Além da UFSC, três universidades brasileiras participaram, mas nas outras categorias: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Criada em 2009, sob orientação do professor Lauro Nicolazzi, a e3 competiu internacionalmente pela primeira vez este ano. Nos últimos três, haviam participado das provas nacionais em São Paulo. Brener Martins, estudante da 4ª fase de Física e um dos mais antigos membros da e3, explicou que quando saíram de viagem ainda precisavam ajustar o freio, fixar o extintor de incêndio e a carenagem do carro, mas depois de consertarem o que faltava em apenas um dia, conquistaram a marca classificatória.

Carro da e3: 3 m x 80 cm

Durante três dias da competição são realizadas seis baterias. Cada equipe tem até 12 tentativas para completar as dez voltas e melhorar a média anterior conseguida. No último dia, é feita a classificação geral, separada por cada uma das quatro categorias, baseada no melhor resultado de todas as seis etapas. A equipe da UFSC completou duas baterias consecutivas, depois disso, só completou o percurso na última prova do último dia. Cada percurso dura de 20 a 25 minutos, em média e os carros precisam andar a 25 km/h no mínimo. A e3 manteve a média de 28 km/h e 57 kg como peso do carro – o mínimo aceitável é 50 kg.

O carro campeão da competição, criado por estudantes do Ensino Médio dos EUA, atingiu a marca de 930 km/L. A meta dos estudantes da UFSC para o próximo ano é superar esse número e atingir 1000 km/L. “É possível”, afirmou Brener, “no futuro vamos trocar o carburador, que é uma tecnologia ultrapassada, pelo sistema de injeção eletrônica”. O que esperavam para a Shell Eco-marathon era estar entre as 10 primeiras posições, o 7º lugar é, então, um incentivo para as próximas competições.

Dormir em barracas, trabalhar durante a noite e lidar com as emergências faz parte. Para o professor orientador, tiveram sorte e fizeram um bom trabalho, pois algumas partes do carro são artesanais e na hora da prova podem não funcionar. “O que é bastante comum: ou vai quebrar antes da competição e você vai ter que tentar consertar a tempo ou quebra na hora”, explicou Brener.

A competição é patrocinada pela Shell, que fornece espaço no centro de convenções na área central de Houston, alimentação e toda a assistência necessária. Além da UFSC, a equipe e3 teve o apoio de diversas instituições como a FEPESE, a FEESC, o CREA, a FAPESC, a FAPEU, a Babel, a Aluguequip, a Travelmate, a Alcoa e o Sinstufsc.

Para conhecer a equipe acesse o blog da equipe.

Matéria publicada no site da Agecom UFSC: http://noticias.ufsc.br/2012/04/11/equipe-ufsc-de-eficiencia-energetica-conquista-setimo-lugar-na-shell-eco-marathon-nos-eua/

Por: Mariana Moreira
Fotos: Maria Luiza Buriham