Inauguração Novo Layout e Infraestrutura – LABSOLDA

13/08/2019 10:31

A inauguração de uma nova ala do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dia 8 de agosto, não só ampliou sua área para 816 metros quadrados, mas também abriu caminho para mais pesquisas sobre processos de soldagem que garantam a segurança no transporte de gás, petróleo e derivados, entre outros objetivos. O professor Régis Henrique Gonçalves e Silva, Supervisor do LABSOLDA, afirmou que não são só tecnológicas e sim sócio-econômicas as contribuições do Instituto vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. “Um problema crescente no nosso país hoje é a vandalização de tubos para roubar hidrocarbonetos. Existe um esforço muito grande para se reparar esses dutos o mais rapidamente possível, com a maior segurança possível. Os nossos projetos novos vão colaborar para sanar esse tipo de problema”, explicou.

A Reitoria da UFSC foi representada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Sebastião Roberto Soares, também estiveram no evento o ex-reitor Rodolfo Pinto da Luz, o Diretor do Centro Tecnológico, Edson Roberto de Pieri; o Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC/UFSC), Sergio Gargioni; o Diretor da FEESC, Raul Valentim da Silva; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fábio Zabot Holthausen; o Diretor de Inovação da FIESC e o Superintendente Geral na Fundação CERTI, José Eduardo Fiates; e o Presidente do Conselho de Curadores da CERTI, Carlos Alberto Schneider, entre outras autoridades.

Presente à cerimônia, o Gerente de Tecnologia de Equipamentos, Metalurgia e Controle da Corrosão da Petrobras, Agildo Baradó Moreira, salientou que há uma “interação contínua” entre a empresa e o laboratório e que novos projetos se somarão aos dois em andamento (Soldagem em operação com GMAW, FCAW e aquecimento por indução Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Soldagem Circunferencial Interna em Tubos de Aço Cladeados com Liga 625). A pedido da Petrobras, em julho pesquisadores do laboratório concluíram pesquisa que resultou em novas tecnologias de soldagem que tornam mais rápido e eficiente reparou em tubos para construir tubulações de materiais não convencionais, como aços inoxidáveis.  Da investigação resultaram também teses de doutoramento, dissertações de mestrado e artigos em periódicos científicos. (Confira o projeto finalizado: Avanços no Processo TIG Aplicado à Soldagem Orbital Automática e Semi-automática de Tubulações).

Fonte: Noticias UFSC/ Com informações de Heloisa Dallanhol/EMC/UFSC.