UFSC no Solar Decathlon Latin America & Caribbean

20/11/2019 08:35

Os estudantes Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes de Oliveira, Luís Henrique Pavan e Rodrigo Cruz Moraes (Arquitetura e Urbanismo) e Lorrany da Silva Mendes (Engenheria de Produção Civil) estão em Cali, Colômbia, fazendo parte do Team Minga para a competição acadêmica de casas solares “Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019“.

O Team Minga é constituído pela Pontifícia Universidad Javeriana, Cali, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina, a coordenação geral está a cargo do professor colombiano Iván Osuna e a coordenação da equipe brasileira é realizada pelos professores José Ripper Kós (Arquitetura e Urbanismo), Saulo Güths (Engenharia Mecânica), Maria Andrea Triana e Ana Lígia Papst de Abreu (IFSC). Vários outros estudantes e professores participaram de diversas atividades relacionada ao projeto da casa e a viagem dos estudantes brasileiros foi possível graças ao apoio da Pontifícia Universidad Javeriana, Cali, do Centro Tecnológico ca UFSC, do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão.

O Solar Decathlon é uma competição acadêmica criada pelo Departamento de Energia Norte Americano em 2002, para incentivar as universidades a investirem em pesquisas na área de energia solar para residências. Cerca de 20 equipes de universidades de todo o mundo são selecionadas para projetar, construir, enviar para o local da competição e operar as casas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras cuja única fonte de energia é o sol. A competição é dividida em 10 provas e as casas são abertas à visitação do público. Os primeiros estudantes brasileiros chegaram no dia 12 de novembro e a montagem das casas na Vila Solar teve início no dia 18 de novembro e o período de realização das provas da competição é de 2 a 13 de dezembro.

Na edição Europeia da competição, em 2012, a UFSC e a USP coordenaram – com apoio da UFRJ e UNICAMP e diversos patrocínios, especialmente da Eletrobras e CAPES – a primeira equipe latino-americana a participar do Solar Decathlon. A Ekó House foi construída no campus da USP e levada em contêineres para o Solar Decathlon Europe 2012, em Madri (https://vimeo.com/54724562). Esta equipe coordenada na UFSC pelos professores Thêmis Fagundes e José Kós e, na USP pela professora Claudia Oliveira,  contou com mais de 30 integrantes na competição – a maioria deles da UFSC – e recebeu o prêmio de 3º lugar na prova de Sustentabilidade (https://vimeo.com/53856354).