UFSC integra a equipe campeã do Solar Decathlon Latin America and Caribbean 2019

18/12/2019 09:37

A Universidade Federal de Santa Catarina integrou o Team MINGA vencedor da competição acadêmica de casas solares Solar Decathlon Latin America and Caribbean 2019 realizada em dezembro na cidade colombiana de Cali. O Team MINGA foi coordenado pelo Prof. Iván Osuna da Pontifícia Universidade Javeriana de Cali (PUJC) e foi criado através de uma colaboração entre a universidade colombiana, a UFSC e o Instituto Federal de Santa Catarina. Cinco estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes, Luis Henrique Pavan e Rodrigo Moraes) e de Engenharia de Produção Civil (Lorrany Mendes) estiveram em Cali por mais de um mês finalizando a construção da casa e participando da competição, que contou ainda com a orientação da Profa. Maria Andrea Triana.

O Solar Decathlon é uma competição acadêmica criada pelo Departamento de energia Norte Americano em 2002, para incentivar as universidades a investirem em pesquisas na área de energia solar para residências. Equipes de universidades de todo o mundo são selecionadas para projetar, construir, enviar para o local da competição e operar as casas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras cuja única fonte de energia é o sol. O Brasil participou deste consagrado evento apenas em duas oportunidades e a UFSC integrou as duas equipes. Na primeira delas, em 2012 em Madri, a UFSC dividiu a coordenação do Team Brasil com a USP (https://vimeo.com/54724562).

MINGA é um termo indígena que significa “trabalho em equipe”, um dos aspectos mais valorizados na competição. O projeto colaborativo da equipe colombiana/brasileira em 2019 foi coordenado no Brasil pelos professores da UFSC José Kós (Arquitetura) e Saulo Guths (Engenharia Mecânica) e as professoras Andrea Triana e a Prof. Maria Andrea Triana e Ana Ligia Papst de Abreu (IFSC). Neste ano, em Cali, o Team MINGA obteve o primeiro lugar geral na competição do Solar Decathlon Latino Americano e do Caribe 2019 tendo sido premiado em 9 das 10 categorias, ficando em primeiro lugar nas provas de sustentabilidade, eficiência energética, consumo energético e funcionamento da casa; segundo lugar em urbanismo e comunicação; terceiro lugar em arquitetura e em conforto, além de ter sido eleita como a casa preferida do público e obtido a segunda colocação na prova “extraoficial” de acessibilidade.

Este projeto durou mais de dois anos contando com a participação de diversos professores e estudantes da UFSC e do IFSC, para projetar e construir a casa direcionada para moradores da cidade da costa pacífica colombiana Buenaventura. Grande parte dos habitantes de Buenaventura vive em condições muito precárias, sem infraestrutura adequada e sujeita a inundações. Explorando essa situação de vulnerabilidade, a casa foi projetada para ser compartilhada por duas famílias, sendo plenamente acessível. A participação dos estudantes brasileiros em Cali contou com o apoio do Centro Tecnológico, do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC.