Disciplina Pré-cálculo no Verão

27/01/2020 08:25

Teve início no último dia 20 de janeiro, com duração até 28 de fevereiro, das 10h até 12h a disciplina do Pré-cálculo nas salas EEL04 e EFI204.

A disciplina Pré-cálculo (MTM3100) foi criada com o objetivo de compensar as deficiências na formação matemática provenientes do ensino básico e preparar os estudantes para cursarem as outras disciplinas de matemática. A ementa desta disciplina é formada apenas por conteúdos abordados nos ensinos fundamental e médio. É obrigatória, mas o Departamento de Matemática oferece uma prova de proficiência, não-obrigatória, aplicada na semana anterior do início do semestre para os calouros das primeiras chamadas. Com 20 questões sobre temas gerais, a aprovação no exame isenta o participante de realizar a disciplina inicial.

Programa da Disciplina Pré-cálculo (MTM3100)

(1) Conjuntos e Aritmética Básica.
(2) Cálculo com Expressões Algébricas.
(3) Equações e Inequações.
(4) Funções.

Faz parte da grade curricular dos seguintes cursos: Física – Bacharelado, Química – Bacharelado, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Química – Licenciatura, Ciências da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação, Física – Licenciatura (noturno), Meteorologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Eletrônica, Oceanografia, Geologia, Agronomia, Zootecnia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração (noturno), Ciências Contábeis (noturno) e Ciências Econômicas (noturno).

Além disso o departamento de Matemática também está oferecendo as seguintes disciplinas:

MTM3101 – Cálculo 1: Sala EFI305 – Segunda à sexta das 10h ás 12h.

MTM3111 – Geometria Analítica – Sala EFI405 – Segunda à sexta das 8h às 10h.

A direção do CTC agradece os professores e a chefia do departamento de Matemática por oportunizar essa Disciplina de Pré-cálculo como curso de Verão.