Livro traz casos reais de Engenharia para facilitar aprendizagem de sistemas dinâmicos

05/06/2020 10:23

Imagem: Edufsc.

O Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, José Carlos de C. Pereira, é o autor do livro “Fundamentos da Análise de Sistemas Dinâmicos”, lançado pela Editora da UFSC.  Esta obra da Série Didática é voltada a graduandos de Engenharia Mecânica e áreas correlatas que tenham, em sua grade curricular, disciplinas com enfoque em dinâmica de elementos estruturais elásticos. 

Os conteúdos abordados visam agregar conhecimentos que permitam aos estudantes aplicá-los no projeto de componentes mecânicos solicitados dinamicamente, juntamente com os conceitos de falha por fadiga. Outro foco do livro é a resolução das equações de movimento no domínio do tempo descrever o comportamento do sistema em regime transiente por meio de suas variáveis, como deslocamentos ou ângulos de torção, gerando a partir delas, as tensões alternantes desenvolvidas nos elementos estruturais. São desenvolvidos modelos de sistemas mecânicos de concepção simples, porém de fácil identificação com sistemas reais de Engenharia, como suspensões veiculares, trens de engrenagens, trens de pouso e máquinas rotativas. 

“A abordagem lagrangeana para a obtenção das equações diferenciais de movimento é recorrente ao longo de todo livro, o que permite ao leitor consolidar essa formulação para desenvolver modelos de sistemas em movimento uni, bi e triaxial”, afirmou o professor para o Portal de Notícias da Engenharia Mecânica, referindo-se a uma formulação da Mecânica Clássica que combina todas as formas de energia envolvidas em um sistema, conservativas e não conservativas, em homenagem ao  físico e matemático Joseph-Louis Lagrange.

Sobre o autor

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), nessa mesma instituição o Prof. José Carlos fez o primeiro mestrado em Engenharia Mecânica (1990). O segundo mestrado, na mesma área, foi no Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (1992), onde também fez doutorado (1996). Ele é docente na UFSC desde 1998 e atua na área de Análise e Projeto Mecânico, com ênfase em Dinâmica de Sistemas Mecânicos e Análise de Estruturas em Materiais Compostos.  

Fonte: EMC UFSC. Acesse a matéria: Livro traz casos reais de Engenharia para facilitar aprendizagem de sistemas dinâmicos

Tags: Editora UFSCEngenharia MecânicaufscUniversidade Federal de Santa Catarina